As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais

Este artigo trata de um programa de extensão universitária (que teve também um interesse de pesquisa) e foi desenvolvido por pesquisadoras e pesquisadores do GeTec – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Brasil e o REGEDI -...

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Principais autores: Gomes de Carvalho, Marilia, Covolan, Nadia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6180
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Resumo: Este artigo trata de um programa de extensão universitária (que teve também um interesse de pesquisa) e foi desenvolvido por pesquisadoras e pesquisadores do GeTec – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Brasil e o REGEDI - Grupo de Estudos sobre as Relações de Gênero e Diversidade da Universidade Federal do Paraná -campus Litoral - Brasil. Traz os resultados deste projeto, cujo objetivo foi sensibilizar as/os profissionais da educação sobre a eqüidade de gênero, a diversidade sexual e a homofobia em uma pequena comunidade do litoral do Paraná (Matinhos). As atividades foram estruturadas pelos seguintes temas: os conceitos de gênero e sexualidade; gênero e diversidade sexual no ambiente escolar, gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia e; gênero, diversidade sexual e mídia. As participantes do curso ministrado foram majoritariamente mulheres que trabalham em escolas deste pequeno município. As atividades foram pautadas pelo método participativo de maneira tal que as/os pesquisadoras/es trocavam conhecimentos sobre os temas planejados para o curso, com as participantes, para que estas últimas se transformassem em multiplicadoras das concepções de gênero mais igualitárias em suas comunidades locais. O método participativo permitiu a produção conjunta de conhecimentos sobre os problemas que as profissionais da educação encontram em sua prática escolar, como conseqüência de preconceitos e discriminações de gênero. Os resultados revelaram que: 1- as mulheres desta comunidade local reproduziam padrões de gênero dicotômicos e conservadores; 2- nunca haviam tido nenhuma informação sobre a construção social de gênero, nem sobre as desigualdades que são construídas entre homens e mulheres no âmbito do trabalho, mídia, ciência e tecnologia; 3. as mulheres participantes representam um importante instrumento de desenvolvimento local e de transformação das relações de gênero através de sua atuação na família e na escola.