As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais
Este artigo trata de um programa de extensão universitária (que teve também um interesse de pesquisa) e foi desenvolvido por pesquisadoras e pesquisadores do GeTec – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Brasil e o REGEDI -...
Principais autores: | Gomes de Carvalho, Marilia, Covolan, Nadia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6180 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6180 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-61802018-06-08T20:28:21Z As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais Gomes de Carvalho, Marilia Covolan, Nadia Este artigo trata de um programa de extensão universitária (que teve também um interesse de pesquisa) e foi desenvolvido por pesquisadoras e pesquisadores do GeTec – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Brasil e o REGEDI - Grupo de Estudos sobre as Relações de Gênero e Diversidade da Universidade Federal do Paraná -campus Litoral - Brasil. Traz os resultados deste projeto, cujo objetivo foi sensibilizar as/os profissionais da educação sobre a eqüidade de gênero, a diversidade sexual e a homofobia em uma pequena comunidade do litoral do Paraná (Matinhos). As atividades foram estruturadas pelos seguintes temas: os conceitos de gênero e sexualidade; gênero e diversidade sexual no ambiente escolar, gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia e; gênero, diversidade sexual e mídia. As participantes do curso ministrado foram majoritariamente mulheres que trabalham em escolas deste pequeno município. As atividades foram pautadas pelo método participativo de maneira tal que as/os pesquisadoras/es trocavam conhecimentos sobre os temas planejados para o curso, com as participantes, para que estas últimas se transformassem em multiplicadoras das concepções de gênero mais igualitárias em suas comunidades locais. O método participativo permitiu a produção conjunta de conhecimentos sobre os problemas que as profissionais da educação encontram em sua prática escolar, como conseqüência de preconceitos e discriminações de gênero. Os resultados revelaram que: 1- as mulheres desta comunidade local reproduziam padrões de gênero dicotômicos e conservadores; 2- nunca haviam tido nenhuma informação sobre a construção social de gênero, nem sobre as desigualdades que são construídas entre homens e mulheres no âmbito do trabalho, mídia, ciência e tecnologia; 3. as mulheres participantes representam um importante instrumento de desenvolvimento local e de transformação das relações de gênero através de sua atuação na família e na escola. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6180 10.3895/cgt.v5n17/18.6180 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 5, n. 17/18 (2009); 9-18 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v5n17/18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6180/3831 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gomes de Carvalho, Marilia Covolan, Nadia |
spellingShingle |
Gomes de Carvalho, Marilia Covolan, Nadia As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais |
author_sort |
Gomes de Carvalho, Marilia |
title |
As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais |
title_short |
As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais |
title_full |
As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais |
title_fullStr |
As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais |
title_full_unstemmed |
As profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais |
title_sort |
as profissionais da educação e a eqüidade de gênero nas comunidades locais |
description |
Este artigo trata de um programa de extensão universitária (que teve também um interesse de pesquisa) e foi desenvolvido por pesquisadoras e pesquisadores do GeTec – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Brasil e o REGEDI - Grupo de Estudos sobre as Relações de Gênero e Diversidade da Universidade Federal do Paraná -campus Litoral - Brasil. Traz os resultados deste projeto, cujo objetivo foi sensibilizar as/os profissionais da educação sobre a eqüidade de gênero, a diversidade sexual e a homofobia em uma pequena comunidade do litoral do Paraná (Matinhos). As atividades foram estruturadas pelos seguintes temas: os conceitos de gênero e sexualidade; gênero e diversidade sexual no ambiente escolar, gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia e; gênero, diversidade sexual e mídia. As participantes do curso ministrado foram majoritariamente mulheres que trabalham em escolas deste pequeno município. As atividades foram pautadas pelo método participativo de maneira tal que as/os pesquisadoras/es trocavam conhecimentos sobre os temas planejados para o curso, com as participantes, para que estas últimas se transformassem em multiplicadoras das concepções de gênero mais igualitárias em suas comunidades locais. O método participativo permitiu a produção conjunta de conhecimentos sobre os problemas que as profissionais da educação encontram em sua prática escolar, como conseqüência de preconceitos e discriminações de gênero. Os resultados revelaram que: 1- as mulheres desta comunidade local reproduziam padrões de gênero dicotômicos e conservadores; 2- nunca haviam tido nenhuma informação sobre a construção social de gênero, nem sobre as desigualdades que são construídas entre homens e mulheres no âmbito do trabalho, mídia, ciência e tecnologia; 3. as mulheres participantes representam um importante instrumento de desenvolvimento local e de transformação das relações de gênero através de sua atuação na família e na escola. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6180 |
_version_ |
1805295690560045056 |
score |
10,814766 |