Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade...
Principais autores: | Rosa F. Cascaes, Tânia, de Souza, Tatiana, Gomes de Carvalho, Marilia |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182 |
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Resumo: |
O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade Sexual l- Universidade Federal do Paraná/setor Litoral. Este trabalho, direcionado à capacitação de profissionais da educação da rede municipal do ensino fundamental de Matinhos, comunidade litorânea do estado do Paraná foi concebido para a ampliação do entendimento destes educadores (as) sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero. O debate com os profissionais da educação como agentes multiplicadores do conhecimento, conscientes de seu papel diante do ambiente escolar, estaria conseqüentemente se estendendo à família e à sociedade. Foi discutida a invisibilidade histórica do feminino na construção do ambiente laboral na área da Ciência e da Tecnologia. |
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