Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade...
Principais autores: | Rosa F. Cascaes, Tânia, de Souza, Tatiana, Gomes de Carvalho, Marilia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6182 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-61822019-07-04T18:41:26Z Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças Rosa F. Cascaes, Tânia de Souza, Tatiana Gomes de Carvalho, Marilia Gênero; Capacitação; Ciência e tecnologia; Sexualidade. O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade Sexual l- Universidade Federal do Paraná/setor Litoral. Este trabalho, direcionado à capacitação de profissionais da educação da rede municipal do ensino fundamental de Matinhos, comunidade litorânea do estado do Paraná foi concebido para a ampliação do entendimento destes educadores (as) sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero. O debate com os profissionais da educação como agentes multiplicadores do conhecimento, conscientes de seu papel diante do ambiente escolar, estaria conseqüentemente se estendendo à família e à sociedade. Foi discutida a invisibilidade histórica do feminino na construção do ambiente laboral na área da Ciência e da Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182 10.3895/cgt.v5n17/18.6182 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 5, n. 17/18 (2009); 28-41 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v5n17/18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182/3833 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rosa F. Cascaes, Tânia de Souza, Tatiana Gomes de Carvalho, Marilia |
spellingShingle |
Rosa F. Cascaes, Tânia de Souza, Tatiana Gomes de Carvalho, Marilia Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças |
author_sort |
Rosa F. Cascaes, Tânia |
title |
Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças |
title_short |
Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças |
title_full |
Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças |
title_fullStr |
Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças |
title_full_unstemmed |
Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças |
title_sort |
gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças |
description |
O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade Sexual l- Universidade Federal do Paraná/setor Litoral. Este trabalho, direcionado à capacitação de profissionais da educação da rede municipal do ensino fundamental de Matinhos, comunidade litorânea do estado do Paraná foi concebido para a ampliação do entendimento destes educadores (as) sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero. O debate com os profissionais da educação como agentes multiplicadores do conhecimento, conscientes de seu papel diante do ambiente escolar, estaria conseqüentemente se estendendo à família e à sociedade. Foi discutida a invisibilidade histórica do feminino na construção do ambiente laboral na área da Ciência e da Tecnologia. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182 |
_version_ |
1805295547834171392 |
score |
10,814766 |