Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças

O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade...

ver descrição completa

Principais autores: Rosa F. Cascaes, Tânia, de Souza, Tatiana, Gomes de Carvalho, Marilia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6182
recordtype ojs
spelling peri-article-61822019-07-04T18:41:26Z Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças Rosa F. Cascaes, Tânia de Souza, Tatiana Gomes de Carvalho, Marilia Gênero; Capacitação; Ciência e tecnologia; Sexualidade. O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade Sexual l- Universidade Federal do Paraná/setor Litoral. Este trabalho, direcionado à capacitação de profissionais da educação da rede municipal do ensino fundamental de Matinhos, comunidade litorânea do estado do Paraná foi concebido para a ampliação do entendimento destes educadores (as) sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero. O debate com os profissionais da educação como agentes multiplicadores do conhecimento, conscientes de seu papel diante do ambiente escolar, estaria conseqüentemente se estendendo à família e à sociedade. Foi discutida a invisibilidade histórica do feminino na construção do ambiente laboral na área da Ciência e da Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182 10.3895/cgt.v5n17/18.6182 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 5, n. 17/18 (2009); 28-41 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v5n17/18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182/3833 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rosa F. Cascaes, Tânia
de Souza, Tatiana
Gomes de Carvalho, Marilia
spellingShingle Rosa F. Cascaes, Tânia
de Souza, Tatiana
Gomes de Carvalho, Marilia
Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
author_sort Rosa F. Cascaes, Tânia
title Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
title_short Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
title_full Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
title_fullStr Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
title_full_unstemmed Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
title_sort gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças
description O presente artigo tece considerações acerca da temática do módulo: Gênero, Diversidade Sexual, Ciência e Tecnologia, e descreve a atuação dos grupos de pesquisa GETEC-UTFPR – Relações de Gênero e Tecnologia – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e REGEDI-UFPR - Relações de Gênero e Diversidade Sexual l- Universidade Federal do Paraná/setor Litoral. Este trabalho, direcionado à capacitação de profissionais da educação da rede municipal do ensino fundamental de Matinhos, comunidade litorânea do estado do Paraná foi concebido para a ampliação do entendimento destes educadores (as) sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero. O debate com os profissionais da educação como agentes multiplicadores do conhecimento, conscientes de seu papel diante do ambiente escolar, estaria conseqüentemente se estendendo à família e à sociedade. Foi discutida a invisibilidade histórica do feminino na construção do ambiente laboral na área da Ciência e da Tecnologia.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182
_version_ 1805295547834171392
score 10,814766