Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS

Apresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profission...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Míriam Stassun, Amaral, Carmem Lúcia Costa, Maciel, Maria Delourdes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/620
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Apresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados  partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas.  Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.