Relato de uma oficina realizada com professores de matemática da rede pública de ensino do Paraná
Este artigo descreve uma oficina realizada com professores de matemática participantes do programa PDE, proporcionado pelo Governo Estadual do Paraná. Ele ressalta a importância de oportunizar ao professor um contato orientado e uma análise profunda do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis. Os geo...
Autor principal: | Levandoski, Antonio Amilcar |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6234 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo descreve uma oficina realizada com professores de matemática participantes do programa PDE, proporcionado pelo Governo Estadual do Paraná. Ele ressalta a importância de oportunizar ao professor um contato orientado e uma análise profunda do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis. Os geoplanos foram os materiais escolhidos. A construção e aplicação seguiram roteiros do LAMAT-UTFPR. Foi proposta uma investigação num contexto denominado ‘’Mundo Experimental’’. Para avaliar a proposta, foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. A análise quantitativa foi feita com base nas respostas dos professores participantes da oficina a um questionário. A análise qualitativa foi baseada na observação das falas dos professores, quando em contato com essa estratégia de ensino e nas interações com seus pares. |
---|