Relato de uma oficina realizada com professores de matemática da rede pública de ensino do Paraná

Este artigo descreve uma oficina realizada com professores de matemática participantes do programa PDE, proporcionado pelo Governo Estadual do Paraná. Ele ressalta a importância de oportunizar ao professor um contato orientado e uma análise profunda do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis. Os geo...

ver descrição completa

Autor principal: Levandoski, Antonio Amilcar
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6234
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo descreve uma oficina realizada com professores de matemática participantes do programa PDE, proporcionado pelo Governo Estadual do Paraná. Ele ressalta a importância de oportunizar ao professor um contato orientado e uma análise profunda do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis. Os geoplanos foram os materiais escolhidos. A construção e aplicação seguiram roteiros do LAMAT-UTFPR. Foi proposta uma investigação num contexto denominado ‘’Mundo Experimental’’. Para avaliar a proposta, foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. A análise quantitativa foi feita com base nas respostas dos professores participantes da oficina a um questionário. A análise qualitativa foi baseada na observação das falas dos professores, quando em contato com essa estratégia de ensino e nas interações com seus pares.