A origem da reforma do ensino técnico no Brasil
Este artigo tem por objetivo analisar a Reforma do Ensino Técnico, a partir do PL 1603/96, do Decreto 2208/97 e da Portaria 646/97, como uma legislação inspirada em documentos elaborados por Cláudio de Moura Castro, técnico do Banco Mundial. Este, por sua vez, embasa suas argumentações na Teoria do...
Autor principal: | Amorim, Mário Lopes |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2002
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6335 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo tem por objetivo analisar a Reforma do Ensino Técnico, a partir do PL 1603/96, do Decreto 2208/97 e da Portaria 646/97, como uma legislação inspirada em documentos elaborados por Cláudio de Moura Castro, técnico do Banco Mundial. Este, por sua vez, embasa suas argumentações na Teoria do Capital Humano, procurando afirmar que as políticas sobre o ensino técnico devem subordinar-se aos princípios da referida teoria. Estas conclusões são afirmadas levando-se em consideração toda uma contextualização de preeminência das idéias neoliberais a partir da década de 1980, inclusive no âmbito da educação. |
---|