Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR
A globalização do mercado com a inovação tecnológica traz progresso, facilidades e grandes oportunidades. Por outro lado, percebe-se uma grande parcela da população excluída no processo, não só no consumo, mas principalmente na cidadania. O resultado é o aumento das diferenças sociais e a concentraç...
Principais autores: | Carvalho, Fabiano Scriptore de, Carvalho, Hilda Alberton de, Guerra, Jorge Carlos, Leszczynski, Sonia Ana Charchut |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2006
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6390 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A globalização do mercado com a inovação tecnológica traz progresso, facilidades e grandes oportunidades. Por outro lado, percebe-se uma grande parcela da população excluída no processo, não só no consumo, mas principalmente na cidadania. O resultado é o aumento das diferenças sociais e a concentração de renda, que contribuem significativamente para o aumento da violência e das tensões sociais. Esta violência atinge a todos e de forma mais cruel crianças e adolescentes, que muitas vezes ficam com a “opção” da “vida bandida”. A sociedade e as organizações privadas e principalmente as públicas têm sido cobradas a exercerem papéis proativos, responsabilidades efetivas nas comunidades em que estão inseridas, resgatando vidas da marginalidade. Neste contexto, é abordado neste artigo o projeto desenvolvido pela UTFPR para o Governo do Estado do Paraná e empresas, oportunizando a integração no mercado de trabalho e potencializando a cidadania de menores, entre 14 e 18 anos incompletos, que infringiram a lei. O objetivo do projeto é não só qualifica-los para o primeiro emprego, mas efetivamente mudar a visão de vida destes jovens e resgatar sua auto-estima. A metodologia adotada é o levantamento de dados e a pesquisa participante através de depoimentos e entrevistas. |
---|