Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR

A globalização do mercado com a inovação tecnológica traz progresso, facilidades e grandes oportunidades. Por outro lado, percebe-se uma grande parcela da população excluída no processo, não só no consumo, mas principalmente na cidadania. O resultado é o aumento das diferenças sociais e a concentraç...

ver descrição completa

Principais autores: Carvalho, Fabiano Scriptore de, Carvalho, Hilda Alberton de, Guerra, Jorge Carlos, Leszczynski, Sonia Ana Charchut
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6390
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6390
recordtype ojs
spelling peri-article-63902017-07-05T12:45:58Z Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR Carvalho, Fabiano Scriptore de Carvalho, Hilda Alberton de Guerra, Jorge Carlos Leszczynski, Sonia Ana Charchut A globalização do mercado com a inovação tecnológica traz progresso, facilidades e grandes oportunidades. Por outro lado, percebe-se uma grande parcela da população excluída no processo, não só no consumo, mas principalmente na cidadania. O resultado é o aumento das diferenças sociais e a concentração de renda, que contribuem significativamente para o aumento da violência e das tensões sociais. Esta violência atinge a todos e de forma mais cruel crianças e adolescentes, que muitas vezes ficam com a “opção” da “vida bandida”. A sociedade e as organizações privadas e principalmente as públicas têm sido cobradas a exercerem papéis proativos, responsabilidades efetivas nas comunidades em que estão inseridas, resgatando vidas da marginalidade. Neste contexto, é abordado neste artigo o projeto desenvolvido pela UTFPR para o Governo do Estado do Paraná e empresas, oportunizando a integração no mercado de trabalho e potencializando a cidadania de menores, entre 14 e 18 anos incompletos, que infringiram a lei. O objetivo do projeto é não só qualifica-los para o primeiro emprego, mas efetivamente mudar a visão de vida destes jovens e resgatar sua auto-estima. A metodologia adotada é o levantamento de dados e a pesquisa participante através de depoimentos e entrevistas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6390 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 20, n. 31 (2006); 8-15 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6390/4041 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Carvalho, Fabiano Scriptore de
Carvalho, Hilda Alberton de
Guerra, Jorge Carlos
Leszczynski, Sonia Ana Charchut
spellingShingle Carvalho, Fabiano Scriptore de
Carvalho, Hilda Alberton de
Guerra, Jorge Carlos
Leszczynski, Sonia Ana Charchut
Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR
author_sort Carvalho, Fabiano Scriptore de
title Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR
title_short Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR
title_full Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR
title_fullStr Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR
title_full_unstemmed Qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em Curitiba-PR
title_sort qualificação profissional e inclusão social como estratégia para diminuir a violência: uma experiência com menores em conflito com a lei em curitiba-pr
description A globalização do mercado com a inovação tecnológica traz progresso, facilidades e grandes oportunidades. Por outro lado, percebe-se uma grande parcela da população excluída no processo, não só no consumo, mas principalmente na cidadania. O resultado é o aumento das diferenças sociais e a concentração de renda, que contribuem significativamente para o aumento da violência e das tensões sociais. Esta violência atinge a todos e de forma mais cruel crianças e adolescentes, que muitas vezes ficam com a “opção” da “vida bandida”. A sociedade e as organizações privadas e principalmente as públicas têm sido cobradas a exercerem papéis proativos, responsabilidades efetivas nas comunidades em que estão inseridas, resgatando vidas da marginalidade. Neste contexto, é abordado neste artigo o projeto desenvolvido pela UTFPR para o Governo do Estado do Paraná e empresas, oportunizando a integração no mercado de trabalho e potencializando a cidadania de menores, entre 14 e 18 anos incompletos, que infringiram a lei. O objetivo do projeto é não só qualifica-los para o primeiro emprego, mas efetivamente mudar a visão de vida destes jovens e resgatar sua auto-estima. A metodologia adotada é o levantamento de dados e a pesquisa participante através de depoimentos e entrevistas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2006
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6390
_version_ 1805296054745169920
score 10,814766