Alfabetização científica nas primeiras séries do ensino fundamental: uma reflexão e uma proposta de trabalho

Este trabalho tem como origem o projeto “Baú da Ciência: Abrindo um Mundo de Possibilidades por Meio da Alfabetização Científica”, do projeto Escola Universidade. O objetivo do estudo é uma reflexão de algumas habilidades básicas a serem desenvolvidas nas crianças, facilitando a apropriação do conhe...

ver descrição completa

Principais autores: Ferreira, Maria da Conceição Capellini, Mallassa, Maria Rita, Silva, Sabrina Rosa da, Florczak, Marcos Antonio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6445
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho tem como origem o projeto “Baú da Ciência: Abrindo um Mundo de Possibilidades por Meio da Alfabetização Científica”, do projeto Escola Universidade. O objetivo do estudo é uma reflexão de algumas habilidades básicas a serem desenvolvidas nas crianças, facilitando a apropriação do conhecimento científico. O trabalho em questão refere-se à relevância da alfabetização científica nas séries iniciais. Para o desenvolvimento do projeto foi utilizado como procedimentos de pesquisa objetos concretos que levassem da memorização, observação e concentração, baseando-se numa proposta do ensino de ciências como parte integrante e vivenciada da criança, já em seus primeiros contatos com a escola.