Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice d...
Autor principal: | Barbieri, Nilson |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
1995
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530 |
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Resumo: |
Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice de desempenho cujas partes constituintes são: aceleração do veículo (conforto), deslocamento entre as rodas e a via (segurança), espaço de trabalho das suspensões (limitação estrutural) e força nos elementos ativos (limitação técnica e financeira). A influência destas partes no índice de desempenho é relatada através de constantes de peso. Avalia-se o desempenho do veículo passado por uma via com perfil aleatório para vários sistemas de suspensão: passivo, ativo com realimentação total e limitada de estado. |
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