Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas

Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice d...

ver descrição completa

Autor principal: Barbieri, Nilson
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 1995
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6530
recordtype ojs
spelling peri-article-65302017-07-05T12:46:39Z Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas Barbieri, Nilson Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice de desempenho cujas partes constituintes são: aceleração do veículo (conforto), deslocamento entre as rodas e a via (segurança), espaço de trabalho das suspensões (limitação estrutural) e força nos elementos ativos (limitação técnica e financeira). A influência destas partes no índice de desempenho é relatada através de constantes de peso. Avalia-se o desempenho do veículo passado por uma via com perfil aleatório para vários sistemas de suspensão: passivo, ativo com realimentação total e limitada de estado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 1995-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530 Revista Tecnologia & Humanismo; n. 14 (1995); 20-28 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530/4181 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Barbieri, Nilson
spellingShingle Barbieri, Nilson
Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
author_sort Barbieri, Nilson
title Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
title_short Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
title_full Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
title_fullStr Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
title_full_unstemmed Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
title_sort análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
description Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice de desempenho cujas partes constituintes são: aceleração do veículo (conforto), deslocamento entre as rodas e a via (segurança), espaço de trabalho das suspensões (limitação estrutural) e força nos elementos ativos (limitação técnica e financeira). A influência destas partes no índice de desempenho é relatada através de constantes de peso. Avalia-se o desempenho do veículo passado por uma via com perfil aleatório para vários sistemas de suspensão: passivo, ativo com realimentação total e limitada de estado.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 1995
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530
_version_ 1805296002388721664
score 10,814766