Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas
Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice d...
Autor principal: | Barbieri, Nilson |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
1995
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6530 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-65302017-07-05T12:46:39Z Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas Barbieri, Nilson Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice de desempenho cujas partes constituintes são: aceleração do veículo (conforto), deslocamento entre as rodas e a via (segurança), espaço de trabalho das suspensões (limitação estrutural) e força nos elementos ativos (limitação técnica e financeira). A influência destas partes no índice de desempenho é relatada através de constantes de peso. Avalia-se o desempenho do veículo passado por uma via com perfil aleatório para vários sistemas de suspensão: passivo, ativo com realimentação total e limitada de estado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 1995-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530 Revista Tecnologia & Humanismo; n. 14 (1995); 20-28 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530/4181 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Barbieri, Nilson |
spellingShingle |
Barbieri, Nilson Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas |
author_sort |
Barbieri, Nilson |
title |
Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas |
title_short |
Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas |
title_full |
Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas |
title_fullStr |
Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas |
title_full_unstemmed |
Análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas |
title_sort |
análise dinâmica de veículos automotivos com suspensões passivas e ativas |
description |
Analisa-se o comportamento dinâmico de um veículo automotivo através de um modelo com sete graus de liberdade, duas condições de carregamento (descarregado e carregado), e dois tipos de via (asfáltica e pavimentada). Utiliza-se a teoria do controle estocástico ótimo para a minimização de um índice de desempenho cujas partes constituintes são: aceleração do veículo (conforto), deslocamento entre as rodas e a via (segurança), espaço de trabalho das suspensões (limitação estrutural) e força nos elementos ativos (limitação técnica e financeira). A influência destas partes no índice de desempenho é relatada através de constantes de peso. Avalia-se o desempenho do veículo passado por uma via com perfil aleatório para vários sistemas de suspensão: passivo, ativo com realimentação total e limitada de estado. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
1995 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6530 |
_version_ |
1805296002388721664 |
score |
10,814766 |