Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas

Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu...

ver descrição completa

Principais autores: Assai, Natany Dayani de Souza, Arrigo, Viviane, Arruda, Sergio de Mello
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário composto por 4 questões, respondidas por 5 estudantes do 8° período. As respostas foram analisadas e interpretadas com base na Análise de Conteúdo, proposta por Moraes (1999). Os resultados demonstraram que estes estudantes, em fase de diplomação, apresentaram respostas divergentes a respeito das possibilidades da EaD, demonstrando alto índice de desconhecimento sobre a referida modalidade de ensino. Além disso, a maioria dos estudantes menciona que o ensino nesta modalidade só progrediu em função da evolução tecnológica que vem ocorrendo, entretanto, reconhecem as limitações da EaD para ensinar Química, devido à dificuldade que os alunos apresentam em relação a disciplina. Defendemos a importância de se trabalhar esse tema na formação inicial com a finalidade que os estudantes possam se embasar teoricamente a respeito das possibilidades da EaD. Além de integrar o tema as ementas das disciplinas de Prática de Ensino, propor aos estudantes o desenvolvimento de atividades embasadas nesta modalidade.