Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas

Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu...

ver descrição completa

Principais autores: Assai, Natany Dayani de Souza, Arrigo, Viviane, Arruda, Sergio de Mello
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6740
recordtype ojs
spelling peri-article-67402022-10-18T23:54:21Z Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas Assai, Natany Dayani de Souza Arrigo, Viviane Arruda, Sergio de Mello Ensino: Ensino de CIências Educação a distância; Formação inicial; Ensino de química; Análise textual Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário composto por 4 questões, respondidas por 5 estudantes do 8° período. As respostas foram analisadas e interpretadas com base na Análise de Conteúdo, proposta por Moraes (1999). Os resultados demonstraram que estes estudantes, em fase de diplomação, apresentaram respostas divergentes a respeito das possibilidades da EaD, demonstrando alto índice de desconhecimento sobre a referida modalidade de ensino. Além disso, a maioria dos estudantes menciona que o ensino nesta modalidade só progrediu em função da evolução tecnológica que vem ocorrendo, entretanto, reconhecem as limitações da EaD para ensinar Química, devido à dificuldade que os alunos apresentam em relação a disciplina. Defendemos a importância de se trabalhar esse tema na formação inicial com a finalidade que os estudantes possam se embasar teoricamente a respeito das possibilidades da EaD. Além de integrar o tema as ementas das disciplinas de Prática de Ensino, propor aos estudantes o desenvolvimento de atividades embasadas nesta modalidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740 10.3895/actio.v2n1.6740 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 80-97 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 80-97 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740/4332 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Assai, Natany Dayani de Souza
Arrigo, Viviane
Arruda, Sergio de Mello
spellingShingle Assai, Natany Dayani de Souza
Arrigo, Viviane
Arruda, Sergio de Mello
Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
author_sort Assai, Natany Dayani de Souza
title Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
title_short Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
title_full Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
title_fullStr Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
title_full_unstemmed Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
title_sort percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
description Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário composto por 4 questões, respondidas por 5 estudantes do 8° período. As respostas foram analisadas e interpretadas com base na Análise de Conteúdo, proposta por Moraes (1999). Os resultados demonstraram que estes estudantes, em fase de diplomação, apresentaram respostas divergentes a respeito das possibilidades da EaD, demonstrando alto índice de desconhecimento sobre a referida modalidade de ensino. Além disso, a maioria dos estudantes menciona que o ensino nesta modalidade só progrediu em função da evolução tecnológica que vem ocorrendo, entretanto, reconhecem as limitações da EaD para ensinar Química, devido à dificuldade que os alunos apresentam em relação a disciplina. Defendemos a importância de se trabalhar esse tema na formação inicial com a finalidade que os estudantes possam se embasar teoricamente a respeito das possibilidades da EaD. Além de integrar o tema as ementas das disciplinas de Prática de Ensino, propor aos estudantes o desenvolvimento de atividades embasadas nesta modalidade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740
_version_ 1805451084023463936
score 10,814766