Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas
Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu...
Principais autores: | Assai, Natany Dayani de Souza, Arrigo, Viviane, Arruda, Sergio de Mello |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6740 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-67402022-10-18T23:54:21Z Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas Assai, Natany Dayani de Souza Arrigo, Viviane Arruda, Sergio de Mello Ensino: Ensino de CIências Educação a distância; Formação inicial; Ensino de química; Análise textual Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário composto por 4 questões, respondidas por 5 estudantes do 8° período. As respostas foram analisadas e interpretadas com base na Análise de Conteúdo, proposta por Moraes (1999). Os resultados demonstraram que estes estudantes, em fase de diplomação, apresentaram respostas divergentes a respeito das possibilidades da EaD, demonstrando alto índice de desconhecimento sobre a referida modalidade de ensino. Além disso, a maioria dos estudantes menciona que o ensino nesta modalidade só progrediu em função da evolução tecnológica que vem ocorrendo, entretanto, reconhecem as limitações da EaD para ensinar Química, devido à dificuldade que os alunos apresentam em relação a disciplina. Defendemos a importância de se trabalhar esse tema na formação inicial com a finalidade que os estudantes possam se embasar teoricamente a respeito das possibilidades da EaD. Além de integrar o tema as ementas das disciplinas de Prática de Ensino, propor aos estudantes o desenvolvimento de atividades embasadas nesta modalidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740 10.3895/actio.v2n1.6740 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 80-97 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 80-97 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740/4332 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Assai, Natany Dayani de Souza Arrigo, Viviane Arruda, Sergio de Mello |
spellingShingle |
Assai, Natany Dayani de Souza Arrigo, Viviane Arruda, Sergio de Mello Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas |
author_sort |
Assai, Natany Dayani de Souza |
title |
Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas |
title_short |
Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas |
title_full |
Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas |
title_fullStr |
Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas |
title_full_unstemmed |
Percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas |
title_sort |
percepções de licenciandos em química sobre a educação a distância: reflexões e propostas |
description |
Este trabalho busca identificar as percepções de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Educação a distância (EaD) e explorá-las com o intuito de buscarmos propostas de formação que ofereçam subsídios para os futuros docentes trabalharem com esta modalidade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário composto por 4 questões, respondidas por 5 estudantes do 8° período. As respostas foram analisadas e interpretadas com base na Análise de Conteúdo, proposta por Moraes (1999). Os resultados demonstraram que estes estudantes, em fase de diplomação, apresentaram respostas divergentes a respeito das possibilidades da EaD, demonstrando alto índice de desconhecimento sobre a referida modalidade de ensino. Além disso, a maioria dos estudantes menciona que o ensino nesta modalidade só progrediu em função da evolução tecnológica que vem ocorrendo, entretanto, reconhecem as limitações da EaD para ensinar Química, devido à dificuldade que os alunos apresentam em relação a disciplina. Defendemos a importância de se trabalhar esse tema na formação inicial com a finalidade que os estudantes possam se embasar teoricamente a respeito das possibilidades da EaD. Além de integrar o tema as ementas das disciplinas de Prática de Ensino, propor aos estudantes o desenvolvimento de atividades embasadas nesta modalidade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740 |
_version_ |
1805451084023463936 |
score |
10,814766 |