Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências

Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que a...

ver descrição completa

Principais autores: Palma, Lorena Cristina Romero, Guarnieri, Patricia Vecchio, Pansera, Fernanda Cristina, Gatti, Sandra Regina Teodoro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6788
recordtype ojs
spelling peri-article-67882022-10-18T23:54:25Z Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências Palma, Lorena Cristina Romero Guarnieri, Patricia Vecchio Pansera, Fernanda Cristina Gatti, Sandra Regina Teodoro Educação/Ensino-Aprendizagem História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788 10.3895/actio.v2n1.6788 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 401-419 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 401-419 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788/4388 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Palma, Lorena Cristina Romero
Guarnieri, Patricia Vecchio
Pansera, Fernanda Cristina
Gatti, Sandra Regina Teodoro
spellingShingle Palma, Lorena Cristina Romero
Guarnieri, Patricia Vecchio
Pansera, Fernanda Cristina
Gatti, Sandra Regina Teodoro
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
author_sort Palma, Lorena Cristina Romero
title Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_short Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_full Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_fullStr Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_full_unstemmed Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_sort um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
description Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788
_version_ 1805451242998071296
score 10,814766