Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que a...
Principais autores: | Palma, Lorena Cristina Romero, Guarnieri, Patricia Vecchio, Pansera, Fernanda Cristina, Gatti, Sandra Regina Teodoro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6788 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-67882022-10-18T23:54:25Z Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências Palma, Lorena Cristina Romero Guarnieri, Patricia Vecchio Pansera, Fernanda Cristina Gatti, Sandra Regina Teodoro Educação/Ensino-Aprendizagem História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788 10.3895/actio.v2n1.6788 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 401-419 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 401-419 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788/4388 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Palma, Lorena Cristina Romero Guarnieri, Patricia Vecchio Pansera, Fernanda Cristina Gatti, Sandra Regina Teodoro |
spellingShingle |
Palma, Lorena Cristina Romero Guarnieri, Patricia Vecchio Pansera, Fernanda Cristina Gatti, Sandra Regina Teodoro Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
author_sort |
Palma, Lorena Cristina Romero |
title |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_short |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_full |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_fullStr |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_sort |
um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
description |
Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788 |
_version_ |
1805451242998071296 |
score |
10,814766 |