Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química

Neste estudo buscamos analisar o entendimento que licenciandos em Química possuem a respeito dos diferentes tipos de soluções quanto à sua saturação, a partir de suas representações e posterior explicação delas. As respostas dos estudantes foram analisadas à luz dos pressupostos da Análise de Conteú...

ver descrição completa

Principais autores: Ribas, Jeferson Ferreti, Broietti, Fabiele Cristiane Dias, Vida Leal, Luana Pires, Passos, Marinez Meneghello
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6795
recordtype ojs
spelling peri-article-67952022-10-18T23:54:16Z Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química Ribas, Jeferson Ferreti Broietti, Fabiele Cristiane Dias Vida Leal, Luana Pires Passos, Marinez Meneghello Educação (7.08.00.00-6); Ensino e Aprendizagem (7.08.04.00-1) Licenciandos; Química; Soluções; Ensino de química; Representações Neste estudo buscamos analisar o entendimento que licenciandos em Química possuem a respeito dos diferentes tipos de soluções quanto à sua saturação, a partir de suas representações e posterior explicação delas. As respostas dos estudantes foram analisadas à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo e agrupadas em 4 categorias. Por meio das categorias obtidas, constatamos que a maioria dos participantes não conseguiu explicar corretamente o conceito de uma solução saturada, insaturada ou supersaturada e, em consequência disso, apresentaram dificuldades para representá-las. Além disso, verificamos que os estudantes representaram os diferentes tipos de soluções por meio de conceitos macroscópicos sem considerar as interações entre soluto e solvente. No que diz respeito ao entendimento sobre o conteúdo investigado, ficou notável que os licenciandos não possuem o léxico específico para explicar o conceito de forma adequada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2017-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795 10.3895/actio.v2n2.6795 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 61-79 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 61-79 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795/4436 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ribas, Jeferson Ferreti
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Vida Leal, Luana Pires
Passos, Marinez Meneghello
spellingShingle Ribas, Jeferson Ferreti
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Vida Leal, Luana Pires
Passos, Marinez Meneghello
Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
author_sort Ribas, Jeferson Ferreti
title Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
title_short Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
title_full Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
title_fullStr Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
title_full_unstemmed Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
title_sort soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
description Neste estudo buscamos analisar o entendimento que licenciandos em Química possuem a respeito dos diferentes tipos de soluções quanto à sua saturação, a partir de suas representações e posterior explicação delas. As respostas dos estudantes foram analisadas à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo e agrupadas em 4 categorias. Por meio das categorias obtidas, constatamos que a maioria dos participantes não conseguiu explicar corretamente o conceito de uma solução saturada, insaturada ou supersaturada e, em consequência disso, apresentaram dificuldades para representá-las. Além disso, verificamos que os estudantes representaram os diferentes tipos de soluções por meio de conceitos macroscópicos sem considerar as interações entre soluto e solvente. No que diz respeito ao entendimento sobre o conteúdo investigado, ficou notável que os licenciandos não possuem o léxico específico para explicar o conceito de forma adequada.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795
_version_ 1805451245013434368
score 10,814766