Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química
Neste estudo buscamos analisar o entendimento que licenciandos em Química possuem a respeito dos diferentes tipos de soluções quanto à sua saturação, a partir de suas representações e posterior explicação delas. As respostas dos estudantes foram analisadas à luz dos pressupostos da Análise de Conteú...
Principais autores: | Ribas, Jeferson Ferreti, Broietti, Fabiele Cristiane Dias, Vida Leal, Luana Pires, Passos, Marinez Meneghello |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6795 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-67952022-10-18T23:54:16Z Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química Ribas, Jeferson Ferreti Broietti, Fabiele Cristiane Dias Vida Leal, Luana Pires Passos, Marinez Meneghello Educação (7.08.00.00-6); Ensino e Aprendizagem (7.08.04.00-1) Licenciandos; Química; Soluções; Ensino de química; Representações Neste estudo buscamos analisar o entendimento que licenciandos em Química possuem a respeito dos diferentes tipos de soluções quanto à sua saturação, a partir de suas representações e posterior explicação delas. As respostas dos estudantes foram analisadas à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo e agrupadas em 4 categorias. Por meio das categorias obtidas, constatamos que a maioria dos participantes não conseguiu explicar corretamente o conceito de uma solução saturada, insaturada ou supersaturada e, em consequência disso, apresentaram dificuldades para representá-las. Além disso, verificamos que os estudantes representaram os diferentes tipos de soluções por meio de conceitos macroscópicos sem considerar as interações entre soluto e solvente. No que diz respeito ao entendimento sobre o conteúdo investigado, ficou notável que os licenciandos não possuem o léxico específico para explicar o conceito de forma adequada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2017-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795 10.3895/actio.v2n2.6795 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 61-79 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 61-79 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795/4436 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ribas, Jeferson Ferreti Broietti, Fabiele Cristiane Dias Vida Leal, Luana Pires Passos, Marinez Meneghello |
spellingShingle |
Ribas, Jeferson Ferreti Broietti, Fabiele Cristiane Dias Vida Leal, Luana Pires Passos, Marinez Meneghello Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química |
author_sort |
Ribas, Jeferson Ferreti |
title |
Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química |
title_short |
Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química |
title_full |
Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química |
title_fullStr |
Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química |
title_full_unstemmed |
Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química |
title_sort |
soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em química |
description |
Neste estudo buscamos analisar o entendimento que licenciandos em Química possuem a respeito dos diferentes tipos de soluções quanto à sua saturação, a partir de suas representações e posterior explicação delas. As respostas dos estudantes foram analisadas à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo e agrupadas em 4 categorias. Por meio das categorias obtidas, constatamos que a maioria dos participantes não conseguiu explicar corretamente o conceito de uma solução saturada, insaturada ou supersaturada e, em consequência disso, apresentaram dificuldades para representá-las. Além disso, verificamos que os estudantes representaram os diferentes tipos de soluções por meio de conceitos macroscópicos sem considerar as interações entre soluto e solvente. No que diz respeito ao entendimento sobre o conteúdo investigado, ficou notável que os licenciandos não possuem o léxico específico para explicar o conceito de forma adequada. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795 |
_version_ |
1805451245013434368 |
score |
10,814766 |