Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egress...
Principais autores: | da Silva Borges, Larissa Caroline, Rivelini-Silva, Angélica Cristina, Stanzani, Enio de Lorena |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6800 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-68002022-10-18T23:54:26Z Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC da Silva Borges, Larissa Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Stanzani, Enio de Lorena Ciências/Formação de professores Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional. Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800 10.3895/actio.v2n1.6800 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 438-455 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 438-455 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800/4391 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva Borges, Larissa Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Stanzani, Enio de Lorena |
spellingShingle |
da Silva Borges, Larissa Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Stanzani, Enio de Lorena Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
author_sort |
da Silva Borges, Larissa Caroline |
title |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_short |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_full |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_fullStr |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_full_unstemmed |
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC |
title_sort |
pesquisas sobre os egressos do pibid: levantamento bibliográfico no eneq e enpec |
description |
Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800 |
_version_ |
1805450981394087936 |
score |
10,814766 |