Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC

Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egress...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva Borges, Larissa Caroline, Rivelini-Silva, Angélica Cristina, Stanzani, Enio de Lorena
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6800
recordtype ojs
spelling peri-article-68002022-10-18T23:54:26Z Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC da Silva Borges, Larissa Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Stanzani, Enio de Lorena Ciências/Formação de professores Formação de professores no PIBID; Egressos do PIBID; Atuação Profissional. Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800 10.3895/actio.v2n1.6800 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 438-455 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 438-455 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800/4391 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva Borges, Larissa Caroline
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Stanzani, Enio de Lorena
spellingShingle da Silva Borges, Larissa Caroline
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Stanzani, Enio de Lorena
Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
author_sort da Silva Borges, Larissa Caroline
title Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_short Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_full Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_fullStr Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_full_unstemmed Pesquisas sobre os egressos do PIBID: levantamento bibliográfico no ENEQ e ENPEC
title_sort pesquisas sobre os egressos do pibid: levantamento bibliográfico no eneq e enpec
description Neste trabalho foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ e Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, que abordam as contribuições do PIBID na formação de professores de química e/ou Ciências, com base em experiências de egressos do programa. Os artigos foram analisados a partir de 2009, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que os egressos do programa têm optado pela pós-graduação, um pequeno índice de atuação na Educação Básica e o favorecimento da aprendizagem da profissão decorrente das atividades desenvolvidas e do convívio com a comunidade escolar.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6800
_version_ 1805450981394087936
score 10,814766