Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR.

O presente trabalho apresenta um estudo sobre os seguintes espaços de educação não formal presentes na cidade de Toledo/PR: Parque das Aves e Aquário Municipal Rômolo Martinelli. Para esse estudo foi realizada uma entrevista focalizada com os coordenadores dos espaços, para identificar como são real...

ver descrição completa

Principais autores: Ferreira, Matheus, Alves, Gabriela Ledur, da Cunha, Marcia Borin, Leite, Rosana Franzen
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6801
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6801
recordtype ojs
spelling peri-article-68012022-10-18T23:54:17Z Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR. Ferreira, Matheus Alves, Gabriela Ledur da Cunha, Marcia Borin Leite, Rosana Franzen Educação, Métodos e Técnicas de Ensino Cultura Científica; Divulgação Científica; Espaços Não Formais de Educação O presente trabalho apresenta um estudo sobre os seguintes espaços de educação não formal presentes na cidade de Toledo/PR: Parque das Aves e Aquário Municipal Rômolo Martinelli. Para esse estudo foi realizada uma entrevista focalizada com os coordenadores dos espaços, para identificar como são realizadas as atividades, bem como e quais sãos os seus principais frequentadores. Após as transcrições das entrevistas, foi então realizada uma análise de conteúdos baseada em Bardin. As categorias são de acordo com os indicadores de Alfabetização Científica, segundo a professora Tânia Maria Cerati. A análise forneceu subsídios para concluir que os espaços recebem visitantes de diversas cidades do Brasil, bem como do exterior, no entanto os principais visitantes são estudantes de escolas municipais da cidade. Identificamos também que diversas atividades são realizadas nesses espaços, sendo que elas podem proporcionar diferentes conhecimentos aos que os visitam. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6801 10.3895/actio.v2n2.6801 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 159-176 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 159-176 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6801/4454 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ferreira, Matheus
Alves, Gabriela Ledur
da Cunha, Marcia Borin
Leite, Rosana Franzen
spellingShingle Ferreira, Matheus
Alves, Gabriela Ledur
da Cunha, Marcia Borin
Leite, Rosana Franzen
Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR.
author_sort Ferreira, Matheus
title Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR.
title_short Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR.
title_full Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR.
title_fullStr Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR.
title_full_unstemmed Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR.
title_sort indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de toledo - pr.
description O presente trabalho apresenta um estudo sobre os seguintes espaços de educação não formal presentes na cidade de Toledo/PR: Parque das Aves e Aquário Municipal Rômolo Martinelli. Para esse estudo foi realizada uma entrevista focalizada com os coordenadores dos espaços, para identificar como são realizadas as atividades, bem como e quais sãos os seus principais frequentadores. Após as transcrições das entrevistas, foi então realizada uma análise de conteúdos baseada em Bardin. As categorias são de acordo com os indicadores de Alfabetização Científica, segundo a professora Tânia Maria Cerati. A análise forneceu subsídios para concluir que os espaços recebem visitantes de diversas cidades do Brasil, bem como do exterior, no entanto os principais visitantes são estudantes de escolas municipais da cidade. Identificamos também que diversas atividades são realizadas nesses espaços, sendo que elas podem proporcionar diferentes conhecimentos aos que os visitam.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6801
_version_ 1805450572264898560
score 10,814766