Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas

O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utili...

ver descrição completa

Principais autores: Dacorégio, Gisa Aparecida, Alves, João Amadeus Pereira, Lorenzetti, Leonir
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6803
recordtype ojs
spelling peri-article-68032022-10-18T23:54:11Z Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas Dacorégio, Gisa Aparecida Alves, João Amadeus Pereira Lorenzetti, Leonir Ciências Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Questões Sociocientíficas. O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803 10.3895/actio.v2n3.6803 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 79-96 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 79-96 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803/4625 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6803/828 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Dacorégio, Gisa Aparecida
Alves, João Amadeus Pereira
Lorenzetti, Leonir
spellingShingle Dacorégio, Gisa Aparecida
Alves, João Amadeus Pereira
Lorenzetti, Leonir
Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
author_sort Dacorégio, Gisa Aparecida
title Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_short Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_full Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_fullStr Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_full_unstemmed Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas
title_sort tendências de pesquisas em enpecs sobre questões sociocientíficas
description O presente artigo busca traçar um recorte atual das tendências da produção científica sobre Questões Sociocientíficas a partir da análise dos trabalhos apresentados na forma de comunicação oral nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Utilizando a metodologia de pesquisa do Estado do Conhecimento, é realizado um mapeamento das pesquisas para identificar instituições por região do país, áreas de conteúdo, temáticas privilegiadas e referências de textos em português de autores brasileiros. Os resultados revelam que a produção ao longo desse período foi de 57 trabalhos publicados no evento. Esses textos estão enquadrados nas seguintes temáticas: Argumentação, Estado do Conhecimento, Estratégia Didática, Formação de Professores e Teórico. A área de Ensino em Ciências vem crescendo, tendo em vista o aumento do número de trabalhos aprovados nas edições do evento em questão, assim como de artigos enfocando Questões Sociocientíficas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6803
_version_ 1805451246197276672
score 10,814766