O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraen...
Principais autores: | Ramos, Elaine da Silva, dos Santos, Fernanda Alves Campolin, Laburú, Carlos Eduardo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6810 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-68102022-10-18T23:54:18Z O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos Ramos, Elaine da Silva dos Santos, Fernanda Alves Campolin Laburú, Carlos Eduardo Ciências Humanas/ Educação Ensino de química; Lúdico; Química orgânica Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Carlos Eduardo Laburú, CNPq processo 302281/2015-0 2017-09-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810 10.3895/actio.v2n2.6810 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 119-136 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 119-136 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810/4449 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ramos, Elaine da Silva dos Santos, Fernanda Alves Campolin Laburú, Carlos Eduardo |
spellingShingle |
Ramos, Elaine da Silva dos Santos, Fernanda Alves Campolin Laburú, Carlos Eduardo O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
author_sort |
Ramos, Elaine da Silva |
title |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_short |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_full |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_fullStr |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_full_unstemmed |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_sort |
o uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
description |
Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810 |
_version_ |
1805451140485087232 |
score |
10,814766 |