O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos

Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraen...

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Principais autores: Ramos, Elaine da Silva, dos Santos, Fernanda Alves Campolin, Laburú, Carlos Eduardo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810
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spelling peri-article-68102022-10-18T23:54:18Z O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos Ramos, Elaine da Silva dos Santos, Fernanda Alves Campolin Laburú, Carlos Eduardo Ciências Humanas/ Educação Ensino de química; Lúdico; Química orgânica Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Carlos Eduardo Laburú, CNPq processo 302281/2015-0 2017-09-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810 10.3895/actio.v2n2.6810 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 119-136 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 119-136 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810/4449 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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