Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC

Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupad...

ver descrição completa

Principais autores: Camargo, Susan Caroline, Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6818
recordtype ojs
spelling peri-article-68182022-10-18T23:54:12Z Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC Camargo, Susan Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Métodos e Técnicas de Ensino Histórias em quadrinhos; Ensino de ciências; Levantamento bibliográfico Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupados de acordo com o foco principal de seus estudos. A maioria dos trabalhos que compõem nossa pesquisa bibliográfica possuem foco no uso de HQs enquanto materiais didáticos para o ensino de ciências no Ensino Fundamental e para o ensino de Química no Ensino Médio. Parte dos trabalhos obtidos se pautam nas contribuições de algumas revistas em quadrinhos ou manifestações desse gênero em livros didáticos. Uma pequena parcela dos artigos analisados discute sobre as HQs na formação docente. Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo nas produções voltadas ao uso de HQs e sua contribuição no ensino de ciências. Os estudos que abordam o uso de materiais inéditos aparecem de maneira mais frequente quando comparados aqueles que se propõe a análise e/ou uso de materiais já disponíveis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 10.3895/actio.v2n3.6818 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 133-150 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 133-150 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818/4676 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Camargo, Susan Caroline
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
spellingShingle Camargo, Susan Caroline
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
author_sort Camargo, Susan Caroline
title Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
title_short Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
title_full Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
title_fullStr Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
title_sort histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no eneq e enpec
description Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupados de acordo com o foco principal de seus estudos. A maioria dos trabalhos que compõem nossa pesquisa bibliográfica possuem foco no uso de HQs enquanto materiais didáticos para o ensino de ciências no Ensino Fundamental e para o ensino de Química no Ensino Médio. Parte dos trabalhos obtidos se pautam nas contribuições de algumas revistas em quadrinhos ou manifestações desse gênero em livros didáticos. Uma pequena parcela dos artigos analisados discute sobre as HQs na formação docente. Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo nas produções voltadas ao uso de HQs e sua contribuição no ensino de ciências. Os estudos que abordam o uso de materiais inéditos aparecem de maneira mais frequente quando comparados aqueles que se propõe a análise e/ou uso de materiais já disponíveis.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818
_version_ 1805451247696740352
score 10,814766