Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupad...
Principais autores: | Camargo, Susan Caroline, Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6818 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-68182022-10-18T23:54:12Z Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC Camargo, Susan Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Métodos e Técnicas de Ensino Histórias em quadrinhos; Ensino de ciências; Levantamento bibliográfico Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupados de acordo com o foco principal de seus estudos. A maioria dos trabalhos que compõem nossa pesquisa bibliográfica possuem foco no uso de HQs enquanto materiais didáticos para o ensino de ciências no Ensino Fundamental e para o ensino de Química no Ensino Médio. Parte dos trabalhos obtidos se pautam nas contribuições de algumas revistas em quadrinhos ou manifestações desse gênero em livros didáticos. Uma pequena parcela dos artigos analisados discute sobre as HQs na formação docente. Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo nas produções voltadas ao uso de HQs e sua contribuição no ensino de ciências. Os estudos que abordam o uso de materiais inéditos aparecem de maneira mais frequente quando comparados aqueles que se propõe a análise e/ou uso de materiais já disponíveis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 10.3895/actio.v2n3.6818 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 133-150 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 133-150 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818/4676 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Camargo, Susan Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
spellingShingle |
Camargo, Susan Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
author_sort |
Camargo, Susan Caroline |
title |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_short |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_full |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_sort |
histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no eneq e enpec |
description |
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupados de acordo com o foco principal de seus estudos. A maioria dos trabalhos que compõem nossa pesquisa bibliográfica possuem foco no uso de HQs enquanto materiais didáticos para o ensino de ciências no Ensino Fundamental e para o ensino de Química no Ensino Médio. Parte dos trabalhos obtidos se pautam nas contribuições de algumas revistas em quadrinhos ou manifestações desse gênero em livros didáticos. Uma pequena parcela dos artigos analisados discute sobre as HQs na formação docente. Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo nas produções voltadas ao uso de HQs e sua contribuição no ensino de ciências. Os estudos que abordam o uso de materiais inéditos aparecem de maneira mais frequente quando comparados aqueles que se propõe a análise e/ou uso de materiais já disponíveis. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 |
_version_ |
1805451247696740352 |
score |
10,814766 |