“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências

O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva, Kathya Rogéria, da Cunha, Marcia Borin
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6861
recordtype ojs
spelling peri-article-68612022-10-18T23:54:14Z “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências da Silva, Kathya Rogéria da Cunha, Marcia Borin 7.08.04.02-8 Ensino de Ciências; Cinema; Imagem de Ciência O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conceitos tratados em sala de aula. Por isso, é necessário olhar para o filme de modo a compreender a dimensão estética, a ideologia e os valores socioculturais presentes no meio fílmico. Nessa perspectiva, o filme de animação “Frankenweenie”, lançado no ano de 2012, foi assistido, descrito e analisado, abordando amplos e detalhados aspectos do filme, que podem ser discutidos durante as aulas de Ciências, apresentando uma descrição da imagem de Ciência e cientistas presentes neste filme, a fim de instruir ou orientar professores durante o trabalho com filmes em sala de aula. A partir disso, observamos que o cientista representado é Victor, um menino que nasceu com aptidões voltadas para Ciência, pois tem muita habilidade intelectual na disciplina de Ciências e para o manuseio de diferentes equipamentos. Ao ver seu cão e melhor amigo morrer, decide utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências, para reviver o seu animal. O filme traz diferentes aspectos da pesquisa científica, como a competição e as variáveis envolvidas no processo. Entretanto, apresenta a ciência basicamente como experimental, pois durante todo o enredo, a pesquisa de Victor e de seus colegas está sempre relacionada a comprovações experimentais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861 10.3895/actio.v2n3.6861 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 208-228 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 208-228 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861/4688 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva, Kathya Rogéria
da Cunha, Marcia Borin
spellingShingle da Silva, Kathya Rogéria
da Cunha, Marcia Borin
“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
author_sort da Silva, Kathya Rogéria
title “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
title_short “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
title_full “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
title_fullStr “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
title_full_unstemmed “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
title_sort “frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
description O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conceitos tratados em sala de aula. Por isso, é necessário olhar para o filme de modo a compreender a dimensão estética, a ideologia e os valores socioculturais presentes no meio fílmico. Nessa perspectiva, o filme de animação “Frankenweenie”, lançado no ano de 2012, foi assistido, descrito e analisado, abordando amplos e detalhados aspectos do filme, que podem ser discutidos durante as aulas de Ciências, apresentando uma descrição da imagem de Ciência e cientistas presentes neste filme, a fim de instruir ou orientar professores durante o trabalho com filmes em sala de aula. A partir disso, observamos que o cientista representado é Victor, um menino que nasceu com aptidões voltadas para Ciência, pois tem muita habilidade intelectual na disciplina de Ciências e para o manuseio de diferentes equipamentos. Ao ver seu cão e melhor amigo morrer, decide utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências, para reviver o seu animal. O filme traz diferentes aspectos da pesquisa científica, como a competição e as variáveis envolvidas no processo. Entretanto, apresenta a ciência basicamente como experimental, pois durante todo o enredo, a pesquisa de Victor e de seus colegas está sempre relacionada a comprovações experimentais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861
_version_ 1805450710485041152
score 10,814766