“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas...
Principais autores: | da Silva, Kathya Rogéria, da Cunha, Marcia Borin |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6861 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-68612022-10-18T23:54:14Z “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências da Silva, Kathya Rogéria da Cunha, Marcia Borin 7.08.04.02-8 Ensino de Ciências; Cinema; Imagem de Ciência O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conceitos tratados em sala de aula. Por isso, é necessário olhar para o filme de modo a compreender a dimensão estética, a ideologia e os valores socioculturais presentes no meio fílmico. Nessa perspectiva, o filme de animação “Frankenweenie”, lançado no ano de 2012, foi assistido, descrito e analisado, abordando amplos e detalhados aspectos do filme, que podem ser discutidos durante as aulas de Ciências, apresentando uma descrição da imagem de Ciência e cientistas presentes neste filme, a fim de instruir ou orientar professores durante o trabalho com filmes em sala de aula. A partir disso, observamos que o cientista representado é Victor, um menino que nasceu com aptidões voltadas para Ciência, pois tem muita habilidade intelectual na disciplina de Ciências e para o manuseio de diferentes equipamentos. Ao ver seu cão e melhor amigo morrer, decide utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências, para reviver o seu animal. O filme traz diferentes aspectos da pesquisa científica, como a competição e as variáveis envolvidas no processo. Entretanto, apresenta a ciência basicamente como experimental, pois durante todo o enredo, a pesquisa de Victor e de seus colegas está sempre relacionada a comprovações experimentais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861 10.3895/actio.v2n3.6861 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 208-228 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 208-228 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861/4688 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva, Kathya Rogéria da Cunha, Marcia Borin |
spellingShingle |
da Silva, Kathya Rogéria da Cunha, Marcia Borin “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências |
author_sort |
da Silva, Kathya Rogéria |
title |
“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências |
title_short |
“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências |
title_full |
“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências |
title_fullStr |
“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências |
title_sort |
“frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências |
description |
O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conceitos tratados em sala de aula. Por isso, é necessário olhar para o filme de modo a compreender a dimensão estética, a ideologia e os valores socioculturais presentes no meio fílmico. Nessa perspectiva, o filme de animação “Frankenweenie”, lançado no ano de 2012, foi assistido, descrito e analisado, abordando amplos e detalhados aspectos do filme, que podem ser discutidos durante as aulas de Ciências, apresentando uma descrição da imagem de Ciência e cientistas presentes neste filme, a fim de instruir ou orientar professores durante o trabalho com filmes em sala de aula. A partir disso, observamos que o cientista representado é Victor, um menino que nasceu com aptidões voltadas para Ciência, pois tem muita habilidade intelectual na disciplina de Ciências e para o manuseio de diferentes equipamentos. Ao ver seu cão e melhor amigo morrer, decide utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências, para reviver o seu animal. O filme traz diferentes aspectos da pesquisa científica, como a competição e as variáveis envolvidas no processo. Entretanto, apresenta a ciência basicamente como experimental, pois durante todo o enredo, a pesquisa de Victor e de seus colegas está sempre relacionada a comprovações experimentais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861 |
_version_ |
1805450710485041152 |
score |
10,814766 |