Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
A produção do conhecimento científico vem sendo compreendida no decorrer dos séculos pelo modo como o ser humano faz ciência. Historicamente, essa ação, que é intencionalmente voltada a realizar e comunicar os resultados obtidos para que estes tenham valia nos mais variados temas e interesses, vem s...
Principais autores: | Batista, Josiel de Oliveira, Mocrosky, Luciane Ferreira, Mondini, Fabiane |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6885 |
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Resumo: |
A produção do conhecimento científico vem sendo compreendida no decorrer dos séculos pelo modo como o ser humano faz ciência. Historicamente, essa ação, que é intencionalmente voltada a realizar e comunicar os resultados obtidos para que estes tenham valia nos mais variados temas e interesses, vem se sustentando em posturas investigativas ao estilo de que sujeito e objeto são assumidos na trama produtiva. Neste trabalho discutiremos a simbiose entre sujeito e objeto em diferentes perspectivas científicas, mais especificamente no racionalismo, no empirismo e na fenomenologia, três correntes epistemológicas em destaque que fundamentam os discursos sobre o que a ciência é nos dias atuais. Iniciamos pelo viés empirista de Francis Bacon, onde sujeito e objeto podem ser vistos independentemente e vamos em direção à visão fenomenológica, que entende a indissociabilidade de ambos, caracterizando o encontro fenômeno-percebido. Uma possível síntese compreensiva desse estudo sinaliza o movimento de enlace sujeito-objeto que se dá na produção da ciência, de modo que ao se abordar um, o outro também está presente Também foi possível ver que a maneira pela qual a ciência é produzida, até os dias atuais, permite identificar formas diferenciadas de abordá-la, tratá-la e desenvolvê-la. Sendo assim, o trazido neste texto visa contribuir com a educação, uma vez que abre possibilidades de compreensões das diferentes posturas assumidas e que sustentam os modos de produzir conhecimento. |
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