O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física

A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos...

ver descrição completa

Principais autores: Souza, Larissa Oliveira, Simões Neto, José Euzebio, Brito Lima, Anna Paula de Avelar
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6994
recordtype ojs
spelling peri-article-69942022-10-18T23:54:15Z O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física Souza, Larissa Oliveira Simões Neto, José Euzebio Brito Lima, Anna Paula de Avelar Ensino de Ciências (Química) Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física. A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994 10.3895/actio.v2n3.6994 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 4-20 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 4-20 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994/4608 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Souza, Larissa Oliveira
Simões Neto, José Euzebio
Brito Lima, Anna Paula de Avelar
spellingShingle Souza, Larissa Oliveira
Simões Neto, José Euzebio
Brito Lima, Anna Paula de Avelar
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
author_sort Souza, Larissa Oliveira
title O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_short O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_full O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_fullStr O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_full_unstemmed O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_sort o contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
description A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994
_version_ 1805451253799452672
score 10,814766