O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos...
Principais autores: | Souza, Larissa Oliveira, Simões Neto, José Euzebio, Brito Lima, Anna Paula de Avelar |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6994 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-69942022-10-18T23:54:15Z O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física Souza, Larissa Oliveira Simões Neto, José Euzebio Brito Lima, Anna Paula de Avelar Ensino de Ciências (Química) Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física. A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994 10.3895/actio.v2n3.6994 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 4-20 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 4-20 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994/4608 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Souza, Larissa Oliveira Simões Neto, José Euzebio Brito Lima, Anna Paula de Avelar |
spellingShingle |
Souza, Larissa Oliveira Simões Neto, José Euzebio Brito Lima, Anna Paula de Avelar O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
author_sort |
Souza, Larissa Oliveira |
title |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_short |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_full |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_fullStr |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_full_unstemmed |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_sort |
o contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
description |
A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994 |
_version_ |
1805451253799452672 |
score |
10,814766 |