Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo
Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista de diversos autores, entre eles: Schneuwly; D...
Principais autores: | Sousa, Eliene Ferreira Oliveira, Fagundes, Edson Domingos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7110 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-71102020-10-27T17:37:04Z Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo Sousa, Eliene Ferreira Oliveira Fagundes, Edson Domingos Linguistica, Letras e Artes. Teoria e Análise Linguística Gêneros textuais; parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista de diversos autores, entre eles: Schneuwly; Dolz (2011),Geraldi (2003), Marcuschi(2003)e das bases curriculares descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Serão consideradas a pesquisa bibliográfica e a de campo com o objetivo de indicar diretrizes metodológicas e didáticas para os professores. O trabalho realizou-se através da observação da práxis nas escolas, de como seus agentes têm lidado com a produção textual e, em especial, se há contribuição para a formação de um cidadão que domine a escrita e a leitura. A discussão abordará a importância da escrita com ênfase na reflexão sobre os problemas sociais e não simplesmente como fonte de créditos para a aprovação. A análise buscará, ainda, contribuir com subsídios e instrumentos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110 10.3895/rl.v21n34.7110 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110/7776 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Sousa, Eliene Ferreira Oliveira Fagundes, Edson Domingos |
spellingShingle |
Sousa, Eliene Ferreira Oliveira Fagundes, Edson Domingos Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo |
author_sort |
Sousa, Eliene Ferreira Oliveira |
title |
Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo |
title_short |
Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo |
title_full |
Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo |
title_sort |
gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de são paulo |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista de diversos autores, entre eles: Schneuwly; Dolz (2011),Geraldi (2003), Marcuschi(2003)e das bases curriculares descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Serão consideradas a pesquisa bibliográfica e a de campo com o objetivo de indicar diretrizes metodológicas e didáticas para os professores. O trabalho realizou-se através da observação da práxis nas escolas, de como seus agentes têm lidado com a produção textual e, em especial, se há contribuição para a formação de um cidadão que domine a escrita e a leitura. A discussão abordará a importância da escrita com ênfase na reflexão sobre os problemas sociais e não simplesmente como fonte de créditos para a aprovação. A análise buscará, ainda, contribuir com subsídios e instrumentos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110 |
_version_ |
1805449491275317248 |
score |
10,814766 |