Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo

Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista  de diversos autores, entre eles: Schneuwly; D...

ver descrição completa

Principais autores: Sousa, Eliene Ferreira Oliveira, Fagundes, Edson Domingos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7110
recordtype ojs
spelling peri-article-71102020-10-27T17:37:04Z Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo Sousa, Eliene Ferreira Oliveira Fagundes, Edson Domingos Linguistica, Letras e Artes. Teoria e Análise Linguística Gêneros textuais; parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista  de diversos autores, entre eles: Schneuwly; Dolz (2011),Geraldi (2003), Marcuschi(2003)e das bases curriculares descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Serão consideradas a pesquisa bibliográfica e a de campo com o objetivo de indicar diretrizes metodológicas e didáticas para os professores. O trabalho realizou-se através da observação da práxis nas escolas, de como seus agentes têm lidado com a produção textual e, em especial, se há contribuição para a formação de um cidadão que domine a escrita e a leitura. A discussão abordará a importância da escrita com ênfase na reflexão sobre os problemas sociais e não simplesmente como fonte de créditos para a aprovação. A análise buscará, ainda, contribuir com subsídios e instrumentos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110 10.3895/rl.v21n34.7110 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110/7776 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Sousa, Eliene Ferreira Oliveira
Fagundes, Edson Domingos
spellingShingle Sousa, Eliene Ferreira Oliveira
Fagundes, Edson Domingos
Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo
author_sort Sousa, Eliene Ferreira Oliveira
title Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo
title_short Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo
title_full Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo
title_fullStr Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo
title_sort gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de são paulo
description Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista  de diversos autores, entre eles: Schneuwly; Dolz (2011),Geraldi (2003), Marcuschi(2003)e das bases curriculares descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Serão consideradas a pesquisa bibliográfica e a de campo com o objetivo de indicar diretrizes metodológicas e didáticas para os professores. O trabalho realizou-se através da observação da práxis nas escolas, de como seus agentes têm lidado com a produção textual e, em especial, se há contribuição para a formação de um cidadão que domine a escrita e a leitura. A discussão abordará a importância da escrita com ênfase na reflexão sobre os problemas sociais e não simplesmente como fonte de créditos para a aprovação. A análise buscará, ainda, contribuir com subsídios e instrumentos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7110
_version_ 1805449491275317248
score 10,814766