Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu

Nos tempos modernos o processo de ensino/aprendizagem na escola, torna-se mais intenso. Os avanços científicos e tecnológicos da sociedade desenvolvem-se rapidamente, exigindo dos jovens cidadãos o aumento de conhecimentos. Por essa razão, alunos dedicam grande parte do tempo aos seus estudos e cons...

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Principais autores: Souza, Daiane Neves, Santos, Ricardo dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7388
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Resumo: Nos tempos modernos o processo de ensino/aprendizagem na escola, torna-se mais intenso. Os avanços científicos e tecnológicos da sociedade desenvolvem-se rapidamente, exigindo dos jovens cidadãos o aumento de conhecimentos. Por essa razão, alunos dedicam grande parte do tempo aos seus estudos e consequentemente diminuem o tempo dedicados a atividade física, prejudicando assim, sua saúde. Atualmente há uma grande porcentagem de adolescentes inativos em idades escolar, Segundo Guedes e Guedes (1995) o estilo de vida pós-moderna entrará em um círculo vicioso resultando num processo patológico de evolução silenciosa típico da nova denominação da espécie humana: o homo sedentarius. A prática de Ginástica Laboral, é muito comum nas empresas de todo o País, surgiu como profilaxia contra os problemas causados pela L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) e demais distúrbios osteomusculares, relacionados ao trabalho, significando um conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente laboral, visando compensar as estruturas mais utilizadas, relaxando, tonificando e ativando as que não são tão requeridas. Pensando nesta questão da inatividade física e dos problemas que isso causa para saúde das pessoas, o presente estudo visa implantar a Ginástica Laboral para alunos do Colégio SESI de Foz do Iguaçu com idade entre 14 á 18 anos, aplicando testes de flexibilidade da cadeia posterior, flexibilidade dos ombros, IMC, e a sintomatologia dolorosa, as quais foram realizada em forma de entrevistas, onde os alunos relataram se sentem algum desconforto durante as aulas em algum membro do corpo, essas entrevistas e avaliações foram realizadas em 2 etapas: Janeiro e Agosto de 2015. Os dados foram tabulados e comparados, afim de verificar se houve ganhos de flexibilidade e redução de desconfortos musculares.