Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu
Nos tempos modernos o processo de ensino/aprendizagem na escola, torna-se mais intenso. Os avanços científicos e tecnológicos da sociedade desenvolvem-se rapidamente, exigindo dos jovens cidadãos o aumento de conhecimentos. Por essa razão, alunos dedicam grande parte do tempo aos seus estudos e cons...
Principais autores: | Souza, Daiane Neves, Santos, Ricardo dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7388 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7388 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-73882024-04-14T22:44:48Z Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu Souza, Daiane Neves Santos, Ricardo dos Edução Física Ginástica laboral; saúde; atividade física Nos tempos modernos o processo de ensino/aprendizagem na escola, torna-se mais intenso. Os avanços científicos e tecnológicos da sociedade desenvolvem-se rapidamente, exigindo dos jovens cidadãos o aumento de conhecimentos. Por essa razão, alunos dedicam grande parte do tempo aos seus estudos e consequentemente diminuem o tempo dedicados a atividade física, prejudicando assim, sua saúde. Atualmente há uma grande porcentagem de adolescentes inativos em idades escolar, Segundo Guedes e Guedes (1995) o estilo de vida pós-moderna entrará em um círculo vicioso resultando num processo patológico de evolução silenciosa típico da nova denominação da espécie humana: o homo sedentarius. A prática de Ginástica Laboral, é muito comum nas empresas de todo o País, surgiu como profilaxia contra os problemas causados pela L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) e demais distúrbios osteomusculares, relacionados ao trabalho, significando um conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente laboral, visando compensar as estruturas mais utilizadas, relaxando, tonificando e ativando as que não são tão requeridas. Pensando nesta questão da inatividade física e dos problemas que isso causa para saúde das pessoas, o presente estudo visa implantar a Ginástica Laboral para alunos do Colégio SESI de Foz do Iguaçu com idade entre 14 á 18 anos, aplicando testes de flexibilidade da cadeia posterior, flexibilidade dos ombros, IMC, e a sintomatologia dolorosa, as quais foram realizada em forma de entrevistas, onde os alunos relataram se sentem algum desconforto durante as aulas em algum membro do corpo, essas entrevistas e avaliações foram realizadas em 2 etapas: Janeiro e Agosto de 2015. Os dados foram tabulados e comparados, afim de verificar se houve ganhos de flexibilidade e redução de desconfortos musculares. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7388 10.3895/recit.v8.n21.7388 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7388/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Souza, Daiane Neves Santos, Ricardo dos |
spellingShingle |
Souza, Daiane Neves Santos, Ricardo dos Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu |
author_sort |
Souza, Daiane Neves |
title |
Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu |
title_short |
Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu |
title_full |
Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu |
title_fullStr |
Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio SESI de Foz do Iguaçu |
title_sort |
benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio sesi de foz do iguaçu |
description |
Nos tempos modernos o processo de ensino/aprendizagem na escola, torna-se mais intenso. Os avanços científicos e tecnológicos da sociedade desenvolvem-se rapidamente, exigindo dos jovens cidadãos o aumento de conhecimentos. Por essa razão, alunos dedicam grande parte do tempo aos seus estudos e consequentemente diminuem o tempo dedicados a atividade física, prejudicando assim, sua saúde. Atualmente há uma grande porcentagem de adolescentes inativos em idades escolar, Segundo Guedes e Guedes (1995) o estilo de vida pós-moderna entrará em um círculo vicioso resultando num processo patológico de evolução silenciosa típico da nova denominação da espécie humana: o homo sedentarius. A prática de Ginástica Laboral, é muito comum nas empresas de todo o País, surgiu como profilaxia contra os problemas causados pela L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) e demais distúrbios osteomusculares, relacionados ao trabalho, significando um conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente laboral, visando compensar as estruturas mais utilizadas, relaxando, tonificando e ativando as que não são tão requeridas. Pensando nesta questão da inatividade física e dos problemas que isso causa para saúde das pessoas, o presente estudo visa implantar a Ginástica Laboral para alunos do Colégio SESI de Foz do Iguaçu com idade entre 14 á 18 anos, aplicando testes de flexibilidade da cadeia posterior, flexibilidade dos ombros, IMC, e a sintomatologia dolorosa, as quais foram realizada em forma de entrevistas, onde os alunos relataram se sentem algum desconforto durante as aulas em algum membro do corpo, essas entrevistas e avaliações foram realizadas em 2 etapas: Janeiro e Agosto de 2015. Os dados foram tabulados e comparados, afim de verificar se houve ganhos de flexibilidade e redução de desconfortos musculares. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7388 |
_version_ |
1805535844860166144 |
score |
10,814766 |