O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física

Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apr...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Leandro Cavalcante da, Santos, Ricardo dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7394
recordtype ojs
spelling peri-article-73942024-04-14T22:44:57Z O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física Silva, Leandro Cavalcante da Santos, Ricardo dos Educação Física xadrez; educação; aprendizagem Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apresentando também um grande reflexo na escola, sendo assim esse trabalho busca em referencial teórico apresentar os benefícios que a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física pode trazer para o processo pedagógico auxiliando no desenvolvimento do pensar no aluno e consequentemente melhores rendimentos escolares com aumento de resolução de problemas Entre os principais benefícios foram listados. Os dados foram coletados através de pesquisas e leituras em monografias, artigos científicos, livros, revistas e internet. Ao concluir o trabalho foi possível confirmar através de leituras que o xadrez pode ser uma importante ferramenta na melhora da qualidade de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394 10.3895/recit.v8.n19.7394 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Leandro Cavalcante da
Santos, Ricardo dos
spellingShingle Silva, Leandro Cavalcante da
Santos, Ricardo dos
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
author_sort Silva, Leandro Cavalcante da
title O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
title_short O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
title_full O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
title_fullStr O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
title_full_unstemmed O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
title_sort o jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
description Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apresentando também um grande reflexo na escola, sendo assim esse trabalho busca em referencial teórico apresentar os benefícios que a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física pode trazer para o processo pedagógico auxiliando no desenvolvimento do pensar no aluno e consequentemente melhores rendimentos escolares com aumento de resolução de problemas Entre os principais benefícios foram listados. Os dados foram coletados através de pesquisas e leituras em monografias, artigos científicos, livros, revistas e internet. Ao concluir o trabalho foi possível confirmar através de leituras que o xadrez pode ser uma importante ferramenta na melhora da qualidade de ensino.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394
_version_ 1805535895716102144
score 10,814766