O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apr...
Principais autores: | Silva, Leandro Cavalcante da, Santos, Ricardo dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7394 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-73942024-04-14T22:44:57Z O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física Silva, Leandro Cavalcante da Santos, Ricardo dos Educação Física xadrez; educação; aprendizagem Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apresentando também um grande reflexo na escola, sendo assim esse trabalho busca em referencial teórico apresentar os benefícios que a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física pode trazer para o processo pedagógico auxiliando no desenvolvimento do pensar no aluno e consequentemente melhores rendimentos escolares com aumento de resolução de problemas Entre os principais benefícios foram listados. Os dados foram coletados através de pesquisas e leituras em monografias, artigos científicos, livros, revistas e internet. Ao concluir o trabalho foi possível confirmar através de leituras que o xadrez pode ser uma importante ferramenta na melhora da qualidade de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394 10.3895/recit.v8.n19.7394 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Leandro Cavalcante da Santos, Ricardo dos |
spellingShingle |
Silva, Leandro Cavalcante da Santos, Ricardo dos O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
author_sort |
Silva, Leandro Cavalcante da |
title |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_short |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_full |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_fullStr |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_sort |
o jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
description |
Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apresentando também um grande reflexo na escola, sendo assim esse trabalho busca em referencial teórico apresentar os benefícios que a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física pode trazer para o processo pedagógico auxiliando no desenvolvimento do pensar no aluno e consequentemente melhores rendimentos escolares com aumento de resolução de problemas Entre os principais benefícios foram listados. Os dados foram coletados através de pesquisas e leituras em monografias, artigos científicos, livros, revistas e internet. Ao concluir o trabalho foi possível confirmar através de leituras que o xadrez pode ser uma importante ferramenta na melhora da qualidade de ensino. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394 |
_version_ |
1805535895716102144 |
score |
10,814766 |