Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudan...
Autor principal: | Valerio Netto, Antonio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade. |
---|