Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação

O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudan...

ver descrição completa

Autor principal: Valerio Netto, Antonio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7491
recordtype ojs
spelling peri-article-74912020-06-29T13:15:29Z Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação Valerio Netto, Antonio tecnologia educacional robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2020-03-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 10.3895/recit.v11i26.7491 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 2175-1846 10.3895/recit.v11i26 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491/pdf Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Valerio Netto, Antonio
spellingShingle Valerio Netto, Antonio
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
author_sort Valerio Netto, Antonio
title Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_short Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_full Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_fullStr Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_full_unstemmed Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_sort proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
description O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491
_version_ 1760450845337452544
score 10,966579