Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudan...
Autor principal: | Valerio Netto, Antonio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7491 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-74912020-06-29T13:15:29Z Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação Valerio Netto, Antonio tecnologia educacional robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2020-03-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 10.3895/recit.v11i26.7491 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 2175-1846 10.3895/recit.v11i26 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491/pdf Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Valerio Netto, Antonio |
spellingShingle |
Valerio Netto, Antonio Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
author_sort |
Valerio Netto, Antonio |
title |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_short |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_full |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_fullStr |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_full_unstemmed |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_sort |
proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
description |
O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 |
_version_ |
1760450845337452544 |
score |
10,966579 |