Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação

Este estudo de natureza bibliográfica, tendo por base autores como Almeida Filho (2015), Leffa (2011), Paiva (2010), Soares (2005) dentre outros, tem por objetivo refletir acerca dos desafios propostos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, considerando essa competência linguística como oportunid...

ver descrição completa

Principais autores: Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda, Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7544
recordtype ojs
spelling peri-article-75442024-04-14T22:44:41Z Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda Ribeiro, Marcelo Silva de Souza Educação; Lingua Inglesa; Ensino língua inglesa; ensino-aprendizagem; panorama histórico; letramentos Este estudo de natureza bibliográfica, tendo por base autores como Almeida Filho (2015), Leffa (2011), Paiva (2010), Soares (2005) dentre outros, tem por objetivo refletir acerca dos desafios propostos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, considerando essa competência linguística como oportunidade de prática social dos sujeitos, considerando a demanda da aquisição e uso do idioma na atualidade. A literatura atual sinaliza um panorama histórico desfavorável do ensino das línguas estrangeiras no Brasil, o que provocou a ausência de políticas de ensino de línguas estrangeiras. Em decorrência, a aquisição da língua inglesa, tão necessária aos dias atuais, não se estabelece por meio da escola e mesmo ancoradas por lei, as políticas públicas educacionais não favorecem esse letramento, sobretudo no que diz respeito aos investimentos no âmbito didático-pedagógico. Embora haja no mundo um grande número de indivíduos buscando competência linguística para se comunicar por meio do inglês, percebe-se lacunas e insucessos no processo de ensino-aprendizagem deste idioma nos espaços escolares, e, em especial, nas escolas públicas que figuram como reflexos da trajetória histórica do ensino de Línguas estrangeiras em territórios brasileiros. Constatou-se descasos e fragilidades ao longo dos anos relacionados ao ensino do inglês no país, bem como a urgente necessidade de otimizar a prática pedagógica de docentes da área através da potencialização das políticas educacionais de formação de professores, de modo a atender a demanda desse processo de letramento. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma efetiva com as reflexões na área de linguística aplicada e na formação docente Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-11-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544 10.3895/recit.v9.n24.7544 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 24 (2018); p. 79-90 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 24 (2018); p. 79-90 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 24 (2018); p. 79-90 2175-1846 10.3895/recit.v9.n24 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda
Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
spellingShingle Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda
Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
author_sort Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda
title Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
title_short Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
title_full Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
title_fullStr Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
title_full_unstemmed Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
title_sort os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
description Este estudo de natureza bibliográfica, tendo por base autores como Almeida Filho (2015), Leffa (2011), Paiva (2010), Soares (2005) dentre outros, tem por objetivo refletir acerca dos desafios propostos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, considerando essa competência linguística como oportunidade de prática social dos sujeitos, considerando a demanda da aquisição e uso do idioma na atualidade. A literatura atual sinaliza um panorama histórico desfavorável do ensino das línguas estrangeiras no Brasil, o que provocou a ausência de políticas de ensino de línguas estrangeiras. Em decorrência, a aquisição da língua inglesa, tão necessária aos dias atuais, não se estabelece por meio da escola e mesmo ancoradas por lei, as políticas públicas educacionais não favorecem esse letramento, sobretudo no que diz respeito aos investimentos no âmbito didático-pedagógico. Embora haja no mundo um grande número de indivíduos buscando competência linguística para se comunicar por meio do inglês, percebe-se lacunas e insucessos no processo de ensino-aprendizagem deste idioma nos espaços escolares, e, em especial, nas escolas públicas que figuram como reflexos da trajetória histórica do ensino de Línguas estrangeiras em territórios brasileiros. Constatou-se descasos e fragilidades ao longo dos anos relacionados ao ensino do inglês no país, bem como a urgente necessidade de otimizar a prática pedagógica de docentes da área através da potencialização das políticas educacionais de formação de professores, de modo a atender a demanda desse processo de letramento. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma efetiva com as reflexões na área de linguística aplicada e na formação docente
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544
_version_ 1805535846393184256
score 10,814766