Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
Este estudo de natureza bibliográfica, tendo por base autores como Almeida Filho (2015), Leffa (2011), Paiva (2010), Soares (2005) dentre outros, tem por objetivo refletir acerca dos desafios propostos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, considerando essa competência linguística como oportunid...
Principais autores: | Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda, Ribeiro, Marcelo Silva de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7544 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-75442024-04-14T22:44:41Z Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda Ribeiro, Marcelo Silva de Souza Educação; Lingua Inglesa; Ensino língua inglesa; ensino-aprendizagem; panorama histórico; letramentos Este estudo de natureza bibliográfica, tendo por base autores como Almeida Filho (2015), Leffa (2011), Paiva (2010), Soares (2005) dentre outros, tem por objetivo refletir acerca dos desafios propostos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, considerando essa competência linguística como oportunidade de prática social dos sujeitos, considerando a demanda da aquisição e uso do idioma na atualidade. A literatura atual sinaliza um panorama histórico desfavorável do ensino das línguas estrangeiras no Brasil, o que provocou a ausência de políticas de ensino de línguas estrangeiras. Em decorrência, a aquisição da língua inglesa, tão necessária aos dias atuais, não se estabelece por meio da escola e mesmo ancoradas por lei, as políticas públicas educacionais não favorecem esse letramento, sobretudo no que diz respeito aos investimentos no âmbito didático-pedagógico. Embora haja no mundo um grande número de indivíduos buscando competência linguística para se comunicar por meio do inglês, percebe-se lacunas e insucessos no processo de ensino-aprendizagem deste idioma nos espaços escolares, e, em especial, nas escolas públicas que figuram como reflexos da trajetória histórica do ensino de Línguas estrangeiras em territórios brasileiros. Constatou-se descasos e fragilidades ao longo dos anos relacionados ao ensino do inglês no país, bem como a urgente necessidade de otimizar a prática pedagógica de docentes da área através da potencialização das políticas educacionais de formação de professores, de modo a atender a demanda desse processo de letramento. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma efetiva com as reflexões na área de linguística aplicada e na formação docente Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-11-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544 10.3895/recit.v9.n24.7544 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 24 (2018); p. 79-90 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 24 (2018); p. 79-90 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 24 (2018); p. 79-90 2175-1846 10.3895/recit.v9.n24 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda Ribeiro, Marcelo Silva de Souza |
spellingShingle |
Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda Ribeiro, Marcelo Silva de Souza Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação |
author_sort |
Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda |
title |
Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação |
title_short |
Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação |
title_full |
Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação |
title_fullStr |
Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação |
title_full_unstemmed |
Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação |
title_sort |
os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação |
description |
Este estudo de natureza bibliográfica, tendo por base autores como Almeida Filho (2015), Leffa (2011), Paiva (2010), Soares (2005) dentre outros, tem por objetivo refletir acerca dos desafios propostos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, considerando essa competência linguística como oportunidade de prática social dos sujeitos, considerando a demanda da aquisição e uso do idioma na atualidade. A literatura atual sinaliza um panorama histórico desfavorável do ensino das línguas estrangeiras no Brasil, o que provocou a ausência de políticas de ensino de línguas estrangeiras. Em decorrência, a aquisição da língua inglesa, tão necessária aos dias atuais, não se estabelece por meio da escola e mesmo ancoradas por lei, as políticas públicas educacionais não favorecem esse letramento, sobretudo no que diz respeito aos investimentos no âmbito didático-pedagógico. Embora haja no mundo um grande número de indivíduos buscando competência linguística para se comunicar por meio do inglês, percebe-se lacunas e insucessos no processo de ensino-aprendizagem deste idioma nos espaços escolares, e, em especial, nas escolas públicas que figuram como reflexos da trajetória histórica do ensino de Línguas estrangeiras em territórios brasileiros. Constatou-se descasos e fragilidades ao longo dos anos relacionados ao ensino do inglês no país, bem como a urgente necessidade de otimizar a prática pedagógica de docentes da área através da potencialização das políticas educacionais de formação de professores, de modo a atender a demanda desse processo de letramento. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma efetiva com as reflexões na área de linguística aplicada e na formação docente |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7544 |
_version_ |
1805535846393184256 |
score |
10,814766 |