Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino

O presente estudo teve como objetivo verificar se as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem ações de combate ao plágio registram menores índices de problemas nas dissertações e teses. Trata-se de um estudo documental, realizado em programas de pós-graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado P...

ver descrição completa

Principais autores: Aires, João Paulo, Pilatti, Luiz Alberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7745
recordtype ojs
spelling peri-article-77452020-07-14T22:11:56Z Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino Aires, João Paulo Pilatti, Luiz Alberto Ensino Plágio; Pós-Graduação; Ensino; Medidas institucionais. O presente estudo teve como objetivo verificar se as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem ações de combate ao plágio registram menores índices de problemas nas dissertações e teses. Trata-se de um estudo documental, realizado em programas de pós-graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) da área de Ensino. Para a composição do corpus documental, foram selecionadas 330 dissertações e teses defendidas no período de 2010 a 2012, em 45 instituições. Para a coleta dos dados, foi utilizado o buscador Google. Foram analisados 50 trechos de cada documento (retirados das seções: introdução – 5; referencial teórico – 30; metodologia – 5; resultados e discussão - 10). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Analisando de forma isolada as medidas implementadas, tem-se que as ações regulamentares (políticas e regulamentos) e ações preventivas (orientação à comunidade), apesar de terem apresentado menores índices de trechos com plágio, mostraram-se pouco efetivas. Conclui-se que, as medidas de combate ao plágio, promovidas pelas IES, são ineficazes, pois foram encontrados muitos trechos com problemas, inclusive naquelas IES nas quais algumas ações estão formalizadas, sendo necessário intensificá-las e/ou aprimorá-las para o enfrentamento e eliminação desta prática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745 10.3895/rbect.v10n3.7745 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Aires, João Paulo
Pilatti, Luiz Alberto
spellingShingle Aires, João Paulo
Pilatti, Luiz Alberto
Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
author_sort Aires, João Paulo
title Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
title_short Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
title_full Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
title_fullStr Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
title_full_unstemmed Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
title_sort medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
description O presente estudo teve como objetivo verificar se as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem ações de combate ao plágio registram menores índices de problemas nas dissertações e teses. Trata-se de um estudo documental, realizado em programas de pós-graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) da área de Ensino. Para a composição do corpus documental, foram selecionadas 330 dissertações e teses defendidas no período de 2010 a 2012, em 45 instituições. Para a coleta dos dados, foi utilizado o buscador Google. Foram analisados 50 trechos de cada documento (retirados das seções: introdução – 5; referencial teórico – 30; metodologia – 5; resultados e discussão - 10). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Analisando de forma isolada as medidas implementadas, tem-se que as ações regulamentares (políticas e regulamentos) e ações preventivas (orientação à comunidade), apesar de terem apresentado menores índices de trechos com plágio, mostraram-se pouco efetivas. Conclui-se que, as medidas de combate ao plágio, promovidas pelas IES, são ineficazes, pois foram encontrados muitos trechos com problemas, inclusive naquelas IES nas quais algumas ações estão formalizadas, sendo necessário intensificá-las e/ou aprimorá-las para o enfrentamento e eliminação desta prática.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745
_version_ 1805449005334790144
score 10,814766