Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino
O presente estudo teve como objetivo verificar se as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem ações de combate ao plágio registram menores índices de problemas nas dissertações e teses. Trata-se de um estudo documental, realizado em programas de pós-graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado P...
Principais autores: | Aires, João Paulo, Pilatti, Luiz Alberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7745 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-77452020-07-14T22:11:56Z Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino Aires, João Paulo Pilatti, Luiz Alberto Ensino Plágio; Pós-Graduação; Ensino; Medidas institucionais. O presente estudo teve como objetivo verificar se as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem ações de combate ao plágio registram menores índices de problemas nas dissertações e teses. Trata-se de um estudo documental, realizado em programas de pós-graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) da área de Ensino. Para a composição do corpus documental, foram selecionadas 330 dissertações e teses defendidas no período de 2010 a 2012, em 45 instituições. Para a coleta dos dados, foi utilizado o buscador Google. Foram analisados 50 trechos de cada documento (retirados das seções: introdução – 5; referencial teórico – 30; metodologia – 5; resultados e discussão - 10). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Analisando de forma isolada as medidas implementadas, tem-se que as ações regulamentares (políticas e regulamentos) e ações preventivas (orientação à comunidade), apesar de terem apresentado menores índices de trechos com plágio, mostraram-se pouco efetivas. Conclui-se que, as medidas de combate ao plágio, promovidas pelas IES, são ineficazes, pois foram encontrados muitos trechos com problemas, inclusive naquelas IES nas quais algumas ações estão formalizadas, sendo necessário intensificá-las e/ou aprimorá-las para o enfrentamento e eliminação desta prática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745 10.3895/rbect.v10n3.7745 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Aires, João Paulo Pilatti, Luiz Alberto |
spellingShingle |
Aires, João Paulo Pilatti, Luiz Alberto Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino |
author_sort |
Aires, João Paulo |
title |
Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino |
title_short |
Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino |
title_full |
Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino |
title_fullStr |
Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino |
title_full_unstemmed |
Medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino |
title_sort |
medidas de combate ao plágio, adotadas por instituições de ensino superior: uma análise da efetividade das ações na área de ensino |
description |
O presente estudo teve como objetivo verificar se as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem ações de combate ao plágio registram menores índices de problemas nas dissertações e teses. Trata-se de um estudo documental, realizado em programas de pós-graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) da área de Ensino. Para a composição do corpus documental, foram selecionadas 330 dissertações e teses defendidas no período de 2010 a 2012, em 45 instituições. Para a coleta dos dados, foi utilizado o buscador Google. Foram analisados 50 trechos de cada documento (retirados das seções: introdução – 5; referencial teórico – 30; metodologia – 5; resultados e discussão - 10). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Analisando de forma isolada as medidas implementadas, tem-se que as ações regulamentares (políticas e regulamentos) e ações preventivas (orientação à comunidade), apesar de terem apresentado menores índices de trechos com plágio, mostraram-se pouco efetivas. Conclui-se que, as medidas de combate ao plágio, promovidas pelas IES, são ineficazes, pois foram encontrados muitos trechos com problemas, inclusive naquelas IES nas quais algumas ações estão formalizadas, sendo necessário intensificá-las e/ou aprimorá-las para o enfrentamento e eliminação desta prática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7745 |
_version_ |
1805449005334790144 |
score |
10,814766 |