Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada

Diante dos avanços científicos e tecnológicos, o estudo e a compreensão dos assuntos que envolvem a genética torna-se imprescindível. Nessa perspectiva, investigou-se a elaboração de uma teoria (substantiva) que pudesse contribuir para o entendimento e compreensão do processo ensino aprendizagem de...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Cirlande Cabral da, Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8045
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Diante dos avanços científicos e tecnológicos, o estudo e a compreensão dos assuntos que envolvem a genética torna-se imprescindível. Nessa perspectiva, investigou-se a elaboração de uma teoria (substantiva) que pudesse contribuir para o entendimento e compreensão do processo ensino aprendizagem de genética. Iniciaram-se as primeiras transcrições e a partir do método da Teoria Fundamentada foram obtidos os primeiros códigos. Estes foram agrupados, observando aqueles que já se apresentavam inicialmente como subcategorias emergentes. As subcategorias emergentes foram também agrupadas em termos de suas propriedades e dimensões e se obteve, assim, as primeiras categorias analíticas. É importante destacar que a análise através da Teoria Fundamentada revelou uma categoria central chamada “Reorientando a Prática Docente” e cinco outras categorias, que foram: i) “Diversificando a aula para facilitar o entendimento”; ii) “Percebendo a complexidade do assunto”; iii) “Procurando o entendimento do assunto”; iv) “Modificando o estilo de aula”; v) “Modificando a maneira de ensinar”.