Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada

Diante dos avanços científicos e tecnológicos, o estudo e a compreensão dos assuntos que envolvem a genética torna-se imprescindível. Nessa perspectiva, investigou-se a elaboração de uma teoria (substantiva) que pudesse contribuir para o entendimento e compreensão do processo ensino aprendizagem de...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Cirlande Cabral da, Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8045
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8045
recordtype ojs
spelling peri-article-80452020-10-20T21:55:28Z Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada Analysis systemic process genetic learning teaching the light of Grounded Theory Silva, Cirlande Cabral da Kalhil, Josefina Diosdada Barrera Ensino-aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de genética; Teoria fundamentada; Categorias Teaching genetics; Grounded Theory; Categories Diante dos avanços científicos e tecnológicos, o estudo e a compreensão dos assuntos que envolvem a genética torna-se imprescindível. Nessa perspectiva, investigou-se a elaboração de uma teoria (substantiva) que pudesse contribuir para o entendimento e compreensão do processo ensino aprendizagem de genética. Iniciaram-se as primeiras transcrições e a partir do método da Teoria Fundamentada foram obtidos os primeiros códigos. Estes foram agrupados, observando aqueles que já se apresentavam inicialmente como subcategorias emergentes. As subcategorias emergentes foram também agrupadas em termos de suas propriedades e dimensões e se obteve, assim, as primeiras categorias analíticas. É importante destacar que a análise através da Teoria Fundamentada revelou uma categoria central chamada “Reorientando a Prática Docente” e cinco outras categorias, que foram: i) “Diversificando a aula para facilitar o entendimento”; ii) “Percebendo a complexidade do assunto”; iii) “Procurando o entendimento do assunto”; iv) “Modificando o estilo de aula”; v) “Modificando a maneira de ensinar”. In the face of scientific and technological advances, the study and understanding of the issues surrounding genetics becomes essential. In this perspective, we investigated the elaboration of a (substantive) theory that could contribute to the understanding and understanding of the genetic learning teaching process. The first transcripts were started and from the method of Grounded Theory the first codes were obtained. These were grouped, observing those that were already presented initially as emerging subcategories. The emerging subcategories were also grouped in terms of their properties and dimensions and thus obtained the first analytical categories. It is important to emphasize that the analysis through the Grounded Theory revealed a central category called "Reorienting the Teaching Practice" and five other categories, which were: i) "Diversifying the class to facilitate understanding"; ii) "Realizing the complexity of the matter"; iii) "Seeking to understand the subject"; iv) "Modifying the class style"; v) "Modifying the way of teaching" Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-03-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8045 10.3895/rbect.v12n1.8045 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8045/pdf Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Cirlande Cabral da
Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
spellingShingle Silva, Cirlande Cabral da
Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada
author_sort Silva, Cirlande Cabral da
title Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada
title_short Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada
title_full Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada
title_fullStr Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada
title_full_unstemmed Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada
title_sort análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada
description Diante dos avanços científicos e tecnológicos, o estudo e a compreensão dos assuntos que envolvem a genética torna-se imprescindível. Nessa perspectiva, investigou-se a elaboração de uma teoria (substantiva) que pudesse contribuir para o entendimento e compreensão do processo ensino aprendizagem de genética. Iniciaram-se as primeiras transcrições e a partir do método da Teoria Fundamentada foram obtidos os primeiros códigos. Estes foram agrupados, observando aqueles que já se apresentavam inicialmente como subcategorias emergentes. As subcategorias emergentes foram também agrupadas em termos de suas propriedades e dimensões e se obteve, assim, as primeiras categorias analíticas. É importante destacar que a análise através da Teoria Fundamentada revelou uma categoria central chamada “Reorientando a Prática Docente” e cinco outras categorias, que foram: i) “Diversificando a aula para facilitar o entendimento”; ii) “Percebendo a complexidade do assunto”; iii) “Procurando o entendimento do assunto”; iv) “Modificando o estilo de aula”; v) “Modificando a maneira de ensinar”.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8045
_version_ 1805449006337228800
score 10,814766