O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania

O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referen...

ver descrição completa

Principais autores: Jendreieck, Céres de Oliveira, Guérios, Ettiène
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) e Moura (1992, 2010) no que tange a dimensão lúdica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e de intervenção. Os participantes foram 8 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.  As pesquisadoras criaram um jogo interdisciplinar que foi validado por uma equipe de profissionais da educação. Para a coleta de dados realizou-se uma atividade inicial, acompanhada de cinco partidas seguidas de cinco atividades diferentes com foco na resolução de situações-problema advindas do jogo e uma atividade final. Foi realizada uma observação sistemática in loco com posterior produção de narrativas, filmagem das partidas e das atividades após o jogo e registros das resoluções das atividades inicial e final. Para análise foi criado um método próprio para esta pesquisa, realizando-se uma triangulação dos instrumentos. Neste artigo será apresentada uma fração dos resultados obtidos e suas discussões.  Maria é o nome fictício de uma das participantes do jogo sendo a sua participação o foco desse artigo. Conclui-se que o jogo, com sua característica interdisciplinar, pode auxiliar professores nas aulas de matemática e de geografia, além de aliar aprendizagem matemática à aprendizagem de valores cidadãos, constituindo-se um produtivo recurso Educativo.