O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania

O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referen...

ver descrição completa

Principais autores: Jendreieck, Céres de Oliveira, Guérios, Ettiène
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8107
recordtype ojs
spelling peri-article-81072022-10-18T23:54:03Z O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania The calculation of Maria: contributions of an interdisciplinary game for the development of citizenship Jendreieck, Céres de Oliveira Guérios, Ettiène 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino Interdisciplinaridade; Jogo educativo; Ensino de matemática; Cidadania. Interdisciplinarity; Game. Mathematics teaching; Citizenship and Mathematics O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) e Moura (1992, 2010) no que tange a dimensão lúdica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e de intervenção. Os participantes foram 8 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.  As pesquisadoras criaram um jogo interdisciplinar que foi validado por uma equipe de profissionais da educação. Para a coleta de dados realizou-se uma atividade inicial, acompanhada de cinco partidas seguidas de cinco atividades diferentes com foco na resolução de situações-problema advindas do jogo e uma atividade final. Foi realizada uma observação sistemática in loco com posterior produção de narrativas, filmagem das partidas e das atividades após o jogo e registros das resoluções das atividades inicial e final. Para análise foi criado um método próprio para esta pesquisa, realizando-se uma triangulação dos instrumentos. Neste artigo será apresentada uma fração dos resultados obtidos e suas discussões.  Maria é o nome fictício de uma das participantes do jogo sendo a sua participação o foco desse artigo. Conclui-se que o jogo, com sua característica interdisciplinar, pode auxiliar professores nas aulas de matemática e de geografia, além de aliar aprendizagem matemática à aprendizagem de valores cidadãos, constituindo-se um produtivo recurso Educativo. The purpose of this article is to present a review of a research that investigated contributions that an interdisciplinary educational game provided for the development of skills of the mathematics and geography subjects of students of the 3rd year of elementary school. The main theoretical references were Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) and Moura (1992, 2010). The research developed was qualitative and interventional. The participants were 8 students enrolled in the 3rd year of Elementary School. For the development of the research, an interdisciplinary game was created by the researchers and validated by a team of education professionals. For the data collection, an initial activity was carried out, five games followed by five activities focused on solving problem situations arising from the game and a final activity. Systematic observation was performed in loco with subsequent production of narratives, filming of matches and activities after the game and records of the resolutions of the initial and final activities. For the analysis, a unique method was created for this research, with a triangulation of the instruments. In this article we will present a fraction of the results obtained and their discussions. It is concluded that the game, with its interdisciplinary characteristic, can help teachers in mathematics and geography classes, besides allying mathematical learning to learning values for citizenship, constituting an educational resource. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa de Intervenção application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107 10.3895/actio.v3n3.8107 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 489-505 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 489-505 2525-8923 10.3895/actio.v3n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107/5797 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107/5798 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Jendreieck, Céres de Oliveira
Guérios, Ettiène
spellingShingle Jendreieck, Céres de Oliveira
Guérios, Ettiène
O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
author_sort Jendreieck, Céres de Oliveira
title O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_short O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_full O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_fullStr O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_full_unstemmed O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_sort o cálculo de maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
description O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) e Moura (1992, 2010) no que tange a dimensão lúdica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e de intervenção. Os participantes foram 8 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.  As pesquisadoras criaram um jogo interdisciplinar que foi validado por uma equipe de profissionais da educação. Para a coleta de dados realizou-se uma atividade inicial, acompanhada de cinco partidas seguidas de cinco atividades diferentes com foco na resolução de situações-problema advindas do jogo e uma atividade final. Foi realizada uma observação sistemática in loco com posterior produção de narrativas, filmagem das partidas e das atividades após o jogo e registros das resoluções das atividades inicial e final. Para análise foi criado um método próprio para esta pesquisa, realizando-se uma triangulação dos instrumentos. Neste artigo será apresentada uma fração dos resultados obtidos e suas discussões.  Maria é o nome fictício de uma das participantes do jogo sendo a sua participação o foco desse artigo. Conclui-se que o jogo, com sua característica interdisciplinar, pode auxiliar professores nas aulas de matemática e de geografia, além de aliar aprendizagem matemática à aprendizagem de valores cidadãos, constituindo-se um produtivo recurso Educativo.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107
_version_ 1805451268178575360
score 10,814766