Aceitação sensorial e previsão de demanda de refresco de laranja em pó
Este estudo teve como finalidade a análise e previsão da demanda de refresco em pó, do sabor laranja, utilizando análise de aceitação de mercado do produto e métodos estatísticos de previsão de demanda, para poder assim auxiliar com o planejamento estratégico da cadeia de suprimentos e do controle d...
Principais autores: | Tan, Jessica, Miura, Flavia Sayuri, Proença, Genilso Gomes de, Schmidt, Carla Adriana Pizarro, Santos, José Airton Azevedo dos |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/8116 |
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Resumo: |
Este estudo teve como finalidade a análise e previsão da demanda de refresco em pó, do sabor laranja, utilizando análise de aceitação de mercado do produto e métodos estatísticos de previsão de demanda, para poder assim auxiliar com o planejamento estratégico da cadeia de suprimentos e do controle da produção da fábrica. Os dados históricos da demanda para realização da previsão estatística, formam coletados na empresa produtora de refresco em pó e com o auxílio de softwares foram obtidos os valores previstos para venda nos próximos meses, por meio do método de suavização exponencial tripla multiplicativa. Observou-se forte sazonalidade negativa no período do inverno e tendência de queda na demanda futura. Dessa forma, realizou-se uma avaliação sensorial do produto, em comparação a outras duas marcas comerciais líderes de mercado. Constatou-se que a aceitação de todos os produtos foi menor do que o esperado e que a maioria dos consumidores entrevistados indicaram uma preferência por sucos naturais. |
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