Um golpe contra a infância: direitos das crianças e cidadania em risco no Brasil contemporâneo

Os últimos dois anos, no Brasil, foram marcados por profundas mudanças políticas e econômicas que afetam diversos setores sociais, inclusive as crianças e as infâncias. Tendo esse contexto como referência o presente artigo tem duas intenções principais. Por um lado, busca-se um anúncio/denúncia sobr...

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Principais autores: Demarzo, Marisa Dulcini, Lima, Danyelen, Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8240
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Resumo: Os últimos dois anos, no Brasil, foram marcados por profundas mudanças políticas e econômicas que afetam diversos setores sociais, inclusive as crianças e as infâncias. Tendo esse contexto como referência o presente artigo tem duas intenções principais. Por um lado, busca-se um anúncio/denúncia sobre o atual contexto político brasileiro, que interessa à comunidade acadêmica que trava, na produção de conhecimento por meio de pesquisas e projetos, luta diária contra o sistema hegemônico do capital e do neoliberalismo. Por outro lado, busca-se fazer a relação empírica de como os mecanismos e políticas do poderio burguês e elitista nacional, detentor não só do mercado financeiro e das redes de comunicação, mas também e, sobretudo, da propositura na gestão, legislação e políticas públicas, influenciam e constroem os sentidos de fazer e entender infância no Brasil. Para realizarmos esses objetivos fazemos um panorama da vida política brasileira e das ações voltadas para a infância, com especial atenção para os dois últimos anos em que o país sofreu um impeachment presidencial, denunciado por diversos grupos da esquerda nacional como ilegítimo e denominado de golpe de Estado, mostrando como as ações e leis implementadas pelo grupo político que tomou o poder, notoriamente neoliberal, vêm influenciando a vida das crianças brasileiras, direta ou indiretamente. Busca-se, a partir disso, realizar um debate sobre as interfaces entre estrutura macro-econômica e a infância, perpassando pelo debate dos direitos, cidadania, sujeito social, participação social e transformação de mundo.