AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INDÚSTRIAS DE CACHAÇA DO BREJO PARAIBANO
A capacidade de construir novas competências através de mecanismos de aprendizado e cooperação torna-se fundamental para a obtenção de vantagens competitivas. Empresas que constroem um ambiente favorável à troca de conhecimentos, informações e experiências estão mais propícias a desenvolver mecani...
Principais autores: | Macêdo, Nívea Marcela Marques Nascimento de, Barros, Raquel Andrade, Cândido, Gesinaldo Ataíde |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/842 |
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Resumo: |
A capacidade de construir novas competências através de mecanismos de aprendizado e cooperação torna-se fundamental para a obtenção de vantagens competitivas. Empresas que constroem um ambiente favorável à troca de conhecimentos, informações e experiências estão mais propícias a desenvolver mecanismos para diferenciação em seus produtos e processos, obtendo com isso maior inovação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo dos processos de aprendizagem e cooperação em duas indústrias de cachaça do Brejo Paraibano sob a ótica de indicadores propostos por Stallivieri e Souza (2008). A pesquisa caracteriza-se como de natureza exploratória e descritiva, uma vez que envolveu a exposição e análise das características de inovação e estrutura de aprendizagem e cooperação de duas empresas agroindustriais. Os resultados apontam que as empresas apresentam dificuldades externas relacionadas à falta de uma cultura social de cooperação e aprendizado na localidade, o que não favorece a inovação das empresas. No entanto, é possível observar que uma das industrias introduziu algumas inovações, contando principalmente com características intrínsecas do administrador no seu intento de buscar novas tipologias de produto. |
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