Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-s...
Principais autores: | Goebel, Daniele Kruel, Carlotto, Mary Sandra |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475 |
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Resumo: |
O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-se de 126 participantes. Os dados foram coletados por meio de plataforma on-line, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário de dados sociodemográficos e laborais, a Escala de Tecnoestresse (RED/TIC), a escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e o Questionário de estressores ocupacionais EaD. Os resultados obtidos, por meio de Análise de Regressão Linear Múltipla, identificaram como preditores da Tecnoansiedade, as variáveis falta de autonomia, necessidade de atualização e relação professor-alunos. Para a dimensão de Tecnofadiga as variáveis explicativas foram a falta Autonomia, o conflito trabalho-família e a relação professor-alunos. |
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