Preditores do tecnoestresse em professores de EaD

O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-s...

ver descrição completa

Principais autores: Goebel, Daniele Kruel, Carlotto, Mary Sandra
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8475
recordtype ojs
spelling peri-article-84752019-10-16T21:34:18Z Preditores do tecnoestresse em professores de EaD Goebel, Daniele Kruel Carlotto, Mary Sandra Psicologia Tecnoestresse; estresse ocupacional; docentes de EaD O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-se de 126 participantes. Os dados foram coletados por meio de plataforma on-line, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário de dados sociodemográficos e laborais, a Escala de Tecnoestresse (RED/TIC), a escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e o Questionário de estressores ocupacionais EaD. Os resultados obtidos, por meio de Análise de Regressão Linear Múltipla, identificaram como preditores da Tecnoansiedade, as variáveis falta de autonomia,  necessidade de atualização e relação professor-alunos. Para a dimensão de Tecnofadiga  as variáveis explicativas foram a falta Autonomia, o conflito trabalho-família e a relação professor-alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-10-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475 10.3895/rts.v15n38.8475 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n38 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475/6597 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Goebel, Daniele Kruel
Carlotto, Mary Sandra
spellingShingle Goebel, Daniele Kruel
Carlotto, Mary Sandra
Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
author_sort Goebel, Daniele Kruel
title Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
title_short Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
title_full Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
title_fullStr Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
title_full_unstemmed Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
title_sort preditores do tecnoestresse em professores de ead
description O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-se de 126 participantes. Os dados foram coletados por meio de plataforma on-line, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário de dados sociodemográficos e laborais, a Escala de Tecnoestresse (RED/TIC), a escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e o Questionário de estressores ocupacionais EaD. Os resultados obtidos, por meio de Análise de Regressão Linear Múltipla, identificaram como preditores da Tecnoansiedade, as variáveis falta de autonomia,  necessidade de atualização e relação professor-alunos. Para a dimensão de Tecnofadiga  as variáveis explicativas foram a falta Autonomia, o conflito trabalho-família e a relação professor-alunos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475
_version_ 1805293504818053120
score 10,814766