Preditores do tecnoestresse em professores de EaD
O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-s...
Principais autores: | Goebel, Daniele Kruel, Carlotto, Mary Sandra |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8475 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-84752019-10-16T21:34:18Z Preditores do tecnoestresse em professores de EaD Goebel, Daniele Kruel Carlotto, Mary Sandra Psicologia Tecnoestresse; estresse ocupacional; docentes de EaD O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-se de 126 participantes. Os dados foram coletados por meio de plataforma on-line, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário de dados sociodemográficos e laborais, a Escala de Tecnoestresse (RED/TIC), a escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e o Questionário de estressores ocupacionais EaD. Os resultados obtidos, por meio de Análise de Regressão Linear Múltipla, identificaram como preditores da Tecnoansiedade, as variáveis falta de autonomia, necessidade de atualização e relação professor-alunos. Para a dimensão de Tecnofadiga as variáveis explicativas foram a falta Autonomia, o conflito trabalho-família e a relação professor-alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-10-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475 10.3895/rts.v15n38.8475 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n38 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475/6597 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Goebel, Daniele Kruel Carlotto, Mary Sandra |
spellingShingle |
Goebel, Daniele Kruel Carlotto, Mary Sandra Preditores do tecnoestresse em professores de EaD |
author_sort |
Goebel, Daniele Kruel |
title |
Preditores do tecnoestresse em professores de EaD |
title_short |
Preditores do tecnoestresse em professores de EaD |
title_full |
Preditores do tecnoestresse em professores de EaD |
title_fullStr |
Preditores do tecnoestresse em professores de EaD |
title_full_unstemmed |
Preditores do tecnoestresse em professores de EaD |
title_sort |
preditores do tecnoestresse em professores de ead |
description |
O presente estudo teve por objetivo identificar o poder preditivo das variáveis psicossociais (percepção de estressores ocupacionais e estressores contextuais) para as duas dimensões do Tecnoestresse, Tecnoansiedade e Tecnofadiga, em docentes de EaD. A amostra do tipo não probabilística constituiu-se de 126 participantes. Os dados foram coletados por meio de plataforma on-line, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário de dados sociodemográficos e laborais, a Escala de Tecnoestresse (RED/TIC), a escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e o Questionário de estressores ocupacionais EaD. Os resultados obtidos, por meio de Análise de Regressão Linear Múltipla, identificaram como preditores da Tecnoansiedade, as variáveis falta de autonomia, necessidade de atualização e relação professor-alunos. Para a dimensão de Tecnofadiga as variáveis explicativas foram a falta Autonomia, o conflito trabalho-família e a relação professor-alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8475 |
_version_ |
1805293504818053120 |
score |
10,814766 |