Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço

O presente texto descreve a experiência de acompanhamento, orientação e formação continuada em serviço com professores dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Serviço Social do Comércio do estado de Pernambuco (Sesc-PE), realizada pela técnica pedagógica da Divisão de Educaç...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Rose Kelly Lima de Santana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8709
recordtype ojs
spelling peri-article-87092019-05-01T05:23:30Z Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço Alves, Rose Kelly Lima de Santana Educação, Formação de professores Formação; Reflexão; Registro; Prática; Conscientização O presente texto descreve a experiência de acompanhamento, orientação e formação continuada em serviço com professores dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Serviço Social do Comércio do estado de Pernambuco (Sesc-PE), realizada pela técnica pedagógica da Divisão de Educação e Cultura (DEC) do Sesc-PE, mediante a utilização da ferramenta pedagógica “Relatório de Intervenção Pedagógica”, suscitando  uma discussão teórica acerca do registro pedagógico e a relação que estabelece com a prática reflexiva. Parte-se do entendimento de que o movimento de ação-reflexão-ação constitui a formação continuada em serviço e favorece o processo de conscientização do educador, assim como possibilita a construção da autonomia, ampliação e/ou aprofundamentos conceituais, promovendo o aprimoramento da prática pedagógica. O processo que se estabelece com o envio periódico de relatórios da prática educativa reflexiva pelos professores da Educação de Jovens e Adultos do Sesc e a análise criteriosa desses documentos pela técnica pedagógica da DEC, para construção das devolutivas, demonstram a importância e a necessidade da sistemática dos registros pedagógicos, que se configuram como instrumentos dialógicos, formativos, integradores e documentais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Serviço Social do Comercio de Pernambuco, Eduardo José de Barros Alves, Auristela L. da Silva Santana, Bruno Carneiro Lira 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709 10.3895/rtr.v2n2.8709 Revista Transmutare; v. 2, n. 2 (2017) 2525-6475 10.3895/rtr.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709/5789 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Alves, Rose Kelly Lima de Santana
spellingShingle Alves, Rose Kelly Lima de Santana
Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
author_sort Alves, Rose Kelly Lima de Santana
title Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
title_short Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
title_full Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
title_fullStr Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
title_full_unstemmed Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
title_sort reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
description O presente texto descreve a experiência de acompanhamento, orientação e formação continuada em serviço com professores dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Serviço Social do Comércio do estado de Pernambuco (Sesc-PE), realizada pela técnica pedagógica da Divisão de Educação e Cultura (DEC) do Sesc-PE, mediante a utilização da ferramenta pedagógica “Relatório de Intervenção Pedagógica”, suscitando  uma discussão teórica acerca do registro pedagógico e a relação que estabelece com a prática reflexiva. Parte-se do entendimento de que o movimento de ação-reflexão-ação constitui a formação continuada em serviço e favorece o processo de conscientização do educador, assim como possibilita a construção da autonomia, ampliação e/ou aprofundamentos conceituais, promovendo o aprimoramento da prática pedagógica. O processo que se estabelece com o envio periódico de relatórios da prática educativa reflexiva pelos professores da Educação de Jovens e Adultos do Sesc e a análise criteriosa desses documentos pela técnica pedagógica da DEC, para construção das devolutivas, demonstram a importância e a necessidade da sistemática dos registros pedagógicos, que se configuram como instrumentos dialógicos, formativos, integradores e documentais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709
_version_ 1805294092127567872
score 10,814766