Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
O presente texto descreve a experiência de acompanhamento, orientação e formação continuada em serviço com professores dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Serviço Social do Comércio do estado de Pernambuco (Sesc-PE), realizada pela técnica pedagógica da Divisão de Educaç...
Autor principal: | Alves, Rose Kelly Lima de Santana |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8709 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-87092019-05-01T05:23:30Z Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço Alves, Rose Kelly Lima de Santana Educação, Formação de professores Formação; Reflexão; Registro; Prática; Conscientização O presente texto descreve a experiência de acompanhamento, orientação e formação continuada em serviço com professores dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Serviço Social do Comércio do estado de Pernambuco (Sesc-PE), realizada pela técnica pedagógica da Divisão de Educação e Cultura (DEC) do Sesc-PE, mediante a utilização da ferramenta pedagógica “Relatório de Intervenção Pedagógica”, suscitando uma discussão teórica acerca do registro pedagógico e a relação que estabelece com a prática reflexiva. Parte-se do entendimento de que o movimento de ação-reflexão-ação constitui a formação continuada em serviço e favorece o processo de conscientização do educador, assim como possibilita a construção da autonomia, ampliação e/ou aprofundamentos conceituais, promovendo o aprimoramento da prática pedagógica. O processo que se estabelece com o envio periódico de relatórios da prática educativa reflexiva pelos professores da Educação de Jovens e Adultos do Sesc e a análise criteriosa desses documentos pela técnica pedagógica da DEC, para construção das devolutivas, demonstram a importância e a necessidade da sistemática dos registros pedagógicos, que se configuram como instrumentos dialógicos, formativos, integradores e documentais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Serviço Social do Comercio de Pernambuco, Eduardo José de Barros Alves, Auristela L. da Silva Santana, Bruno Carneiro Lira 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709 10.3895/rtr.v2n2.8709 Revista Transmutare; v. 2, n. 2 (2017) 2525-6475 10.3895/rtr.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709/5789 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Alves, Rose Kelly Lima de Santana |
spellingShingle |
Alves, Rose Kelly Lima de Santana Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço |
author_sort |
Alves, Rose Kelly Lima de Santana |
title |
Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço |
title_short |
Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço |
title_full |
Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço |
title_fullStr |
Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço |
title_full_unstemmed |
Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço |
title_sort |
reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço |
description |
O presente texto descreve a experiência de acompanhamento, orientação e formação continuada em serviço com professores dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Serviço Social do Comércio do estado de Pernambuco (Sesc-PE), realizada pela técnica pedagógica da Divisão de Educação e Cultura (DEC) do Sesc-PE, mediante a utilização da ferramenta pedagógica “Relatório de Intervenção Pedagógica”, suscitando uma discussão teórica acerca do registro pedagógico e a relação que estabelece com a prática reflexiva. Parte-se do entendimento de que o movimento de ação-reflexão-ação constitui a formação continuada em serviço e favorece o processo de conscientização do educador, assim como possibilita a construção da autonomia, ampliação e/ou aprofundamentos conceituais, promovendo o aprimoramento da prática pedagógica. O processo que se estabelece com o envio periódico de relatórios da prática educativa reflexiva pelos professores da Educação de Jovens e Adultos do Sesc e a análise criteriosa desses documentos pela técnica pedagógica da DEC, para construção das devolutivas, demonstram a importância e a necessidade da sistemática dos registros pedagógicos, que se configuram como instrumentos dialógicos, formativos, integradores e documentais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/8709 |
_version_ |
1805294092127567872 |
score |
10,814766 |