Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero

Este trabalho tem por finalidade compartilhar os resultados de uma pesquisa sobre as dificuldades das alunas do Curso de Ensino Médio Técnico em Mecânica de uma Instituição de ensino médio integrado ao técnico do litoral do Paraná em conseguir uma vaga de estágio. O presente artigo teve origem em um...

ver descrição completa

Principais autores: Surmani, Josiane de Souza, Tortato, Cíntia De Souza Batista
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8931
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8931
recordtype ojs
spelling peri-article-89312019-07-04T13:32:09Z Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero Surmani, Josiane de Souza Tortato, Cíntia De Souza Batista Ciência Humanas-Sociologia-Outras Sociologias Específicas Ensino técnico; Ensino tecnológico; Estágio; Gênero; Trabalho. Este trabalho tem por finalidade compartilhar os resultados de uma pesquisa sobre as dificuldades das alunas do Curso de Ensino Médio Técnico em Mecânica de uma Instituição de ensino médio integrado ao técnico do litoral do Paraná em conseguir uma vaga de estágio. O presente artigo teve origem em um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, em decorrência disso o objetivo deste artigo é tecer análises a partir da categoria gênero para compreender as supostas dificuldades femininas em comparação com as masculinas. A metodologia utilizada foi de levantamento bibliográfico relacionado à categoria gênero e a conceitos da sociologia do trabalho que trata da demarcação de gênero no trabalho. O levantamento de dados foi de forma qualitativa por meio de questionários com questões fechadas e mistas que tinha como objetivo levantar informações sobre a população pesquisada de forma geral e por sexo e entrevistas estruturadas com estudantes de forma a apreender as diferenças entre as estudantes e os estudantes na percepção geral sobre o estágio. Na análise dos resultados dos questionários, os primeiros resultados apontam que as estudantes e os estudantes enfrentam dificuldades diferentes, ligadas à construção social de gênero em nossa sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8931 10.3895/cgt.v12n39.8931 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 12, n. 39 (2019); 210-224 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v12n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8931/6328 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Surmani, Josiane de Souza
Tortato, Cíntia De Souza Batista
spellingShingle Surmani, Josiane de Souza
Tortato, Cíntia De Souza Batista
Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero
author_sort Surmani, Josiane de Souza
title Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero
title_short Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero
title_full Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero
title_fullStr Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero
title_full_unstemmed Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero
title_sort curso e.m.i técnico em mecânica: o estágio e a questão de gênero
description Este trabalho tem por finalidade compartilhar os resultados de uma pesquisa sobre as dificuldades das alunas do Curso de Ensino Médio Técnico em Mecânica de uma Instituição de ensino médio integrado ao técnico do litoral do Paraná em conseguir uma vaga de estágio. O presente artigo teve origem em um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, em decorrência disso o objetivo deste artigo é tecer análises a partir da categoria gênero para compreender as supostas dificuldades femininas em comparação com as masculinas. A metodologia utilizada foi de levantamento bibliográfico relacionado à categoria gênero e a conceitos da sociologia do trabalho que trata da demarcação de gênero no trabalho. O levantamento de dados foi de forma qualitativa por meio de questionários com questões fechadas e mistas que tinha como objetivo levantar informações sobre a população pesquisada de forma geral e por sexo e entrevistas estruturadas com estudantes de forma a apreender as diferenças entre as estudantes e os estudantes na percepção geral sobre o estágio. Na análise dos resultados dos questionários, os primeiros resultados apontam que as estudantes e os estudantes enfrentam dificuldades diferentes, ligadas à construção social de gênero em nossa sociedade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8931
_version_ 1805295701561704448
score 10,814766