A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisci...
Principais autores: | Barbosa, Ana Maria da Silva, Jerônimo, Taciana de barros, Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira, Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8968 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-89682020-11-16T15:37:38Z A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública Barbosa, Ana Maria da Silva Jerônimo, Taciana de barros Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza Administração; Gestão; Engenharia da Produção Gestão de facilities; Manutenção; Administração pública O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisciplinar, considerado atual em relação ao gerenciamento e manutenção de edifícios (MAURÍCIO, 2011). Assim, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito da manutenção predial. O instrumento de coleta de dados utilizado na investigação foi o questionário, o qual foi aplicado aos administradores, técnicos, gestor/fiscais de contrato e a empresa terceirizada. Os resultados demonstraram que a gestão de facilidades é essencial para a UFPE, principalmente para a manutenção do bem público, embora não seja realizada de maneira adequada pela instituição analisada, demonstrando falha de alinhamento das equipes interna (Administradores, técnicos, gestor e fiscais) e externa (empresa terceirizada). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-10-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968 10.3895/gi.v16n3.8968 Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 3 (2020) 1808-0448 10.3895/gi.v16n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968/7901 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Barbosa, Ana Maria da Silva Jerônimo, Taciana de barros Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza |
spellingShingle |
Barbosa, Ana Maria da Silva Jerônimo, Taciana de barros Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública |
author_sort |
Barbosa, Ana Maria da Silva |
title |
A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública |
title_short |
A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública |
title_full |
A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública |
title_fullStr |
A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública |
title_full_unstemmed |
A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública |
title_sort |
gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública |
description |
O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisciplinar, considerado atual em relação ao gerenciamento e manutenção de edifícios (MAURÍCIO, 2011). Assim, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito da manutenção predial. O instrumento de coleta de dados utilizado na investigação foi o questionário, o qual foi aplicado aos administradores, técnicos, gestor/fiscais de contrato e a empresa terceirizada. Os resultados demonstraram que a gestão de facilidades é essencial para a UFPE, principalmente para a manutenção do bem público, embora não seja realizada de maneira adequada pela instituição analisada, demonstrando falha de alinhamento das equipes interna (Administradores, técnicos, gestor e fiscais) e externa (empresa terceirizada). |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968 |
_version_ |
1805449015423139840 |
score |
10,814766 |