A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública

O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisci...

ver descrição completa

Principais autores: Barbosa, Ana Maria da Silva, Jerônimo, Taciana de barros, Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira, Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8968
recordtype ojs
spelling peri-article-89682020-11-16T15:37:38Z A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública Barbosa, Ana Maria da Silva Jerônimo, Taciana de barros Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza Administração; Gestão; Engenharia da Produção Gestão de facilities; Manutenção; Administração pública O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisciplinar, considerado atual em relação ao gerenciamento e manutenção de edifícios (MAURÍCIO, 2011). Assim, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito da manutenção predial. O instrumento de coleta de dados utilizado na investigação foi o questionário, o qual foi aplicado aos administradores, técnicos, gestor/fiscais de contrato e a empresa terceirizada. Os resultados demonstraram que a gestão de facilidades é essencial para a UFPE, principalmente para a manutenção do bem público, embora não seja realizada de maneira adequada pela instituição analisada, demonstrando falha de alinhamento das equipes interna (Administradores, técnicos, gestor e fiscais) e externa (empresa terceirizada). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-10-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968 10.3895/gi.v16n3.8968 Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 3 (2020) 1808-0448 10.3895/gi.v16n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968/7901 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Barbosa, Ana Maria da Silva
Jerônimo, Taciana de barros
Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira
Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza
spellingShingle Barbosa, Ana Maria da Silva
Jerônimo, Taciana de barros
Ramos, Patrícia Tatiana Ferreira
Santos, Juliana Karla Rodrigues de Souza
A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
author_sort Barbosa, Ana Maria da Silva
title A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
title_short A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
title_full A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
title_fullStr A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
title_full_unstemmed A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
title_sort gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública
description O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisciplinar, considerado atual em relação ao gerenciamento e manutenção de edifícios (MAURÍCIO, 2011). Assim, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito da manutenção predial. O instrumento de coleta de dados utilizado na investigação foi o questionário, o qual foi aplicado aos administradores, técnicos, gestor/fiscais de contrato e a empresa terceirizada. Os resultados demonstraram que a gestão de facilidades é essencial para a UFPE, principalmente para a manutenção do bem público, embora não seja realizada de maneira adequada pela instituição analisada, demonstrando falha de alinhamento das equipes interna (Administradores, técnicos, gestor e fiscais) e externa (empresa terceirizada).
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8968
_version_ 1805449015423139840
score 10,814766