Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade

Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualida...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Gabriela da, Bobek, João Vinicius
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualidade”. Para assim, buscar reconstruir suas histórias de vidas, experiências e subjetividades na constituição de suas identidades. Utilizamos como instrumento metodológico, as narrativas orais e transcritas das diretoras, a partir dos enfoques teóricos de gênero e sexualidade. Compreendemos que pensar a construção dessas identidades não se trata apenas de pensar uma questão de concepção teórica, mas também como ato político e formativo. Por isto, as temáticas em torno de gênero e da sexualidade não envolvem apenas pensar o processo ensino e aprendizagem, mas conformam valores, normas, e posicionamentos que também são políticos diante da multiplicidade de viver e de ser. Ouvir as diretoras/mulheres/professoras na construção de suas histórias de vida na docência, no contexto do cotidiano da escola e da educação formal nos trouxe elementos para reafirmar o quanto as suas concepções de gênero e sexualidade é constituidora de suas identidades na docência, e de como elas organizam as suas práticas pedagógicas para dar resposta a uma situação considerada um problema a ser resolvido.