Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualida...
Principais autores: | Silva, Gabriela da, Bobek, João Vinicius |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8985 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-89852019-07-04T13:28:23Z Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade Silva, Gabriela da Bobek, João Vinicius EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS Gênero; Sexualidade; Educação formal. Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualidade”. Para assim, buscar reconstruir suas histórias de vidas, experiências e subjetividades na constituição de suas identidades. Utilizamos como instrumento metodológico, as narrativas orais e transcritas das diretoras, a partir dos enfoques teóricos de gênero e sexualidade. Compreendemos que pensar a construção dessas identidades não se trata apenas de pensar uma questão de concepção teórica, mas também como ato político e formativo. Por isto, as temáticas em torno de gênero e da sexualidade não envolvem apenas pensar o processo ensino e aprendizagem, mas conformam valores, normas, e posicionamentos que também são políticos diante da multiplicidade de viver e de ser. Ouvir as diretoras/mulheres/professoras na construção de suas histórias de vida na docência, no contexto do cotidiano da escola e da educação formal nos trouxe elementos para reafirmar o quanto as suas concepções de gênero e sexualidade é constituidora de suas identidades na docência, e de como elas organizam as suas práticas pedagógicas para dar resposta a uma situação considerada um problema a ser resolvido. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2019-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985 10.3895/cgt.v12n39.8985 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 12, n. 39 (2019); 88-105 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v12n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985/6320 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Gabriela da Bobek, João Vinicius |
spellingShingle |
Silva, Gabriela da Bobek, João Vinicius Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade |
author_sort |
Silva, Gabriela da |
title |
Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade |
title_short |
Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade |
title_full |
Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade |
title_fullStr |
Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade |
title_full_unstemmed |
Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade |
title_sort |
constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade |
description |
Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualidade”. Para assim, buscar reconstruir suas histórias de vidas, experiências e subjetividades na constituição de suas identidades. Utilizamos como instrumento metodológico, as narrativas orais e transcritas das diretoras, a partir dos enfoques teóricos de gênero e sexualidade. Compreendemos que pensar a construção dessas identidades não se trata apenas de pensar uma questão de concepção teórica, mas também como ato político e formativo. Por isto, as temáticas em torno de gênero e da sexualidade não envolvem apenas pensar o processo ensino e aprendizagem, mas conformam valores, normas, e posicionamentos que também são políticos diante da multiplicidade de viver e de ser. Ouvir as diretoras/mulheres/professoras na construção de suas histórias de vida na docência, no contexto do cotidiano da escola e da educação formal nos trouxe elementos para reafirmar o quanto as suas concepções de gênero e sexualidade é constituidora de suas identidades na docência, e de como elas organizam as suas práticas pedagógicas para dar resposta a uma situação considerada um problema a ser resolvido. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985 |
_version_ |
1805295702607134720 |
score |
10,814766 |