Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade

Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualida...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Gabriela da, Bobek, João Vinicius
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8985
recordtype ojs
spelling peri-article-89852019-07-04T13:28:23Z Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade Silva, Gabriela da Bobek, João Vinicius EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS Gênero; Sexualidade; Educação formal. Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualidade”. Para assim, buscar reconstruir suas histórias de vidas, experiências e subjetividades na constituição de suas identidades. Utilizamos como instrumento metodológico, as narrativas orais e transcritas das diretoras, a partir dos enfoques teóricos de gênero e sexualidade. Compreendemos que pensar a construção dessas identidades não se trata apenas de pensar uma questão de concepção teórica, mas também como ato político e formativo. Por isto, as temáticas em torno de gênero e da sexualidade não envolvem apenas pensar o processo ensino e aprendizagem, mas conformam valores, normas, e posicionamentos que também são políticos diante da multiplicidade de viver e de ser. Ouvir as diretoras/mulheres/professoras na construção de suas histórias de vida na docência, no contexto do cotidiano da escola e da educação formal nos trouxe elementos para reafirmar o quanto as suas concepções de gênero e sexualidade é constituidora de suas identidades na docência, e de como elas organizam as suas práticas pedagógicas para dar resposta a uma situação considerada um problema a ser resolvido. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2019-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985 10.3895/cgt.v12n39.8985 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 12, n. 39 (2019); 88-105 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v12n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985/6320 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Gabriela da
Bobek, João Vinicius
spellingShingle Silva, Gabriela da
Bobek, João Vinicius
Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
author_sort Silva, Gabriela da
title Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
title_short Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
title_full Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
title_fullStr Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
title_full_unstemmed Constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
title_sort constituição da identidade de mulher/professora/diretora a partir das concepções de gênero e sexualidade
description Apresentamos elementos da pesquisa de mestrado, (2015) no PPPGE/Unisul, na linha de pesquisa Relações Culturais e História da Educação. Trata-se de um recorte da investigação em que se busca compreender, a partir das falas das diretoras entrevistadas: “qual a concepção delas sobre gênero e sexualidade”. Para assim, buscar reconstruir suas histórias de vidas, experiências e subjetividades na constituição de suas identidades. Utilizamos como instrumento metodológico, as narrativas orais e transcritas das diretoras, a partir dos enfoques teóricos de gênero e sexualidade. Compreendemos que pensar a construção dessas identidades não se trata apenas de pensar uma questão de concepção teórica, mas também como ato político e formativo. Por isto, as temáticas em torno de gênero e da sexualidade não envolvem apenas pensar o processo ensino e aprendizagem, mas conformam valores, normas, e posicionamentos que também são políticos diante da multiplicidade de viver e de ser. Ouvir as diretoras/mulheres/professoras na construção de suas histórias de vida na docência, no contexto do cotidiano da escola e da educação formal nos trouxe elementos para reafirmar o quanto as suas concepções de gênero e sexualidade é constituidora de suas identidades na docência, e de como elas organizam as suas práticas pedagógicas para dar resposta a uma situação considerada um problema a ser resolvido.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/8985
_version_ 1805295702607134720
score 10,814766