Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores

Apresentamos uma proposta de aplicativo que simula um laboratório para a realização de experimentos virtuais envolvendo associação de resistores e a 1ª Lei de Ohm junto a estudantes do ensino médio. O desenvolvimento do aplicativo, que denominamos laboratório virtual, se deu através do software dinâ...

ver descrição completa

Principais autores: Soares, Antonio Augusto, Guerreiro, Luis Gustavo Jayme
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9168
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Apresentamos uma proposta de aplicativo que simula um laboratório para a realização de experimentos virtuais envolvendo associação de resistores e a 1ª Lei de Ohm junto a estudantes do ensino médio. O desenvolvimento do aplicativo, que denominamos laboratório virtual, se deu através do software dinâmico GeoGebra e  considerando elementos com potencial de incentivo e motivação ao professor na utilização de itens relacionados às tecnologias da informação e comunicação em sua prática docente. Foram consideradas as peculiaridades inerentes ao ensino deste tópico tais como sequência de abordagem dos temas durante as aulas, representação esquemática de circuitos elétricos, valores de resistências de resistores existentes no mercado e verossimilhança em relação a uma situação real de atividade experimental. São apresentadas as funcionalidades do aplicativo bem como indicações para a utilização em sala de aula no sentido de obter maior engajamento do docente no uso de recursos dessa natureza bem como dos estudantes no sentido de promover maior protagonismo no processo de aprendizado do tema.