Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores

Apresentamos uma proposta de aplicativo que simula um laboratório para a realização de experimentos virtuais envolvendo associação de resistores e a 1ª Lei de Ohm junto a estudantes do ensino médio. O desenvolvimento do aplicativo, que denominamos laboratório virtual, se deu através do software dinâ...

ver descrição completa

Principais autores: Soares, Antonio Augusto, Guerreiro, Luis Gustavo Jayme
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9168
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9168
recordtype ojs
spelling peri-article-91682022-09-29T18:40:53Z Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores Virtual laboratory for teaching the Ohm's 1st Law and resistors association Soares, Antonio Augusto Guerreiro, Luis Gustavo Jayme 1.05.00.00-6 1.05.02.00-9 7.08.04.00-1 7.08.04.03-6 1ª Lei de Ohm; Associação de resistores; GeoGebra Ohm's 1st law; Resistors association; GeoGebra Apresentamos uma proposta de aplicativo que simula um laboratório para a realização de experimentos virtuais envolvendo associação de resistores e a 1ª Lei de Ohm junto a estudantes do ensino médio. O desenvolvimento do aplicativo, que denominamos laboratório virtual, se deu através do software dinâmico GeoGebra e  considerando elementos com potencial de incentivo e motivação ao professor na utilização de itens relacionados às tecnologias da informação e comunicação em sua prática docente. Foram consideradas as peculiaridades inerentes ao ensino deste tópico tais como sequência de abordagem dos temas durante as aulas, representação esquemática de circuitos elétricos, valores de resistências de resistores existentes no mercado e verossimilhança em relação a uma situação real de atividade experimental. São apresentadas as funcionalidades do aplicativo bem como indicações para a utilização em sala de aula no sentido de obter maior engajamento do docente no uso de recursos dessa natureza bem como dos estudantes no sentido de promover maior protagonismo no processo de aprendizado do tema. We present a virtual simulator to study the resistors association and the Ohm's 1st law for secondary students. The simulator, that we call virtual laboratory, was created utilizing the GeoGebra software and taking into account items that offer potential to incentive and encourage the teachers in using the information and communication technology in their classes. We keep the eyes on the peculiarities inherent to this physics topics' teaching process like the approach sequence in the classes, schematic representation of electric circuits, resistors values found in the electronic compounds stores and verisimilitude to concrete experimental activity. Are presented some simulator's functionalities suggestions for use in a classroom to get larger teacher's engagement in using this kind of resources and students' engagement to promote a more protagonism in its learning process. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001. 2020-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9168 10.3895/rbect.v13n1.9168 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9168/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9168/1169 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Soares, Antonio Augusto
Guerreiro, Luis Gustavo Jayme
spellingShingle Soares, Antonio Augusto
Guerreiro, Luis Gustavo Jayme
Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores
author_sort Soares, Antonio Augusto
title Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores
title_short Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores
title_full Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores
title_fullStr Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores
title_full_unstemmed Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores
title_sort laboratório virtual para o ensino da 1ª lei de ohm e associação de resistores
description Apresentamos uma proposta de aplicativo que simula um laboratório para a realização de experimentos virtuais envolvendo associação de resistores e a 1ª Lei de Ohm junto a estudantes do ensino médio. O desenvolvimento do aplicativo, que denominamos laboratório virtual, se deu através do software dinâmico GeoGebra e  considerando elementos com potencial de incentivo e motivação ao professor na utilização de itens relacionados às tecnologias da informação e comunicação em sua prática docente. Foram consideradas as peculiaridades inerentes ao ensino deste tópico tais como sequência de abordagem dos temas durante as aulas, representação esquemática de circuitos elétricos, valores de resistências de resistores existentes no mercado e verossimilhança em relação a uma situação real de atividade experimental. São apresentadas as funcionalidades do aplicativo bem como indicações para a utilização em sala de aula no sentido de obter maior engajamento do docente no uso de recursos dessa natureza bem como dos estudantes no sentido de promover maior protagonismo no processo de aprendizado do tema.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9168
_version_ 1805449193926426624
score 10,814766