Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão

Este trabalho intentou para a formação do leitor literário canônico na escola, acreditando, a priori, na leitura efetiva da obra e, a posteriori, no trabalho docente para o letramento literário. Para tanto, dispomos da obra machadiana, Dom Casmurro, para leitura efetiva e trabalhos de debate e análi...

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Autor principal: Freitas, Maria da Conceição Macedo de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9203
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Resumo: Este trabalho intentou para a formação do leitor literário canônico na escola, acreditando, a priori, na leitura efetiva da obra e, a posteriori, no trabalho docente para o letramento literário. Para tanto, dispomos da obra machadiana, Dom Casmurro, para leitura efetiva e trabalhos de debate e análise de personagens em uma aula semanal destinado ao projeto. Após este trabalho de leitura, durante os três primeiros bimestres com a turma 2ª série B de uma escola estadual da cidade de Emas-Paraíba, os estudantes realizaram um júri literário, a fim de sentenciarem o adultério (ou não) de Capitu em seu matrimônio com Bento Santiago, por meio da exposição, discussão e análise da obra lida e estudada em sala de aula. De fato, as aulas de leitura e preparação para a oficina foram muito participativas, o que sugeriu o envolvimento discente na proposta didática. A personagem Capitu foi considerada culpada, embora todas as argumentações tenham sido de muita valia para o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e da formação do leitor literário crítico e reflexivo.