Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão
Este trabalho intentou para a formação do leitor literário canônico na escola, acreditando, a priori, na leitura efetiva da obra e, a posteriori, no trabalho docente para o letramento literário. Para tanto, dispomos da obra machadiana, Dom Casmurro, para leitura efetiva e trabalhos de debate e análi...
Autor principal: | Freitas, Maria da Conceição Macedo de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9203 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9203 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-92032020-10-27T17:35:56Z Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão Freitas, Maria da Conceição Macedo de 8.02.00.00-1 Letras; 8.02.05.00-3 Teoria Literária; 8.02.06.00-0 Literatura Brasileira Cânone; Habilidades de pensamento crítico; Melhoramento de leitura. Este trabalho intentou para a formação do leitor literário canônico na escola, acreditando, a priori, na leitura efetiva da obra e, a posteriori, no trabalho docente para o letramento literário. Para tanto, dispomos da obra machadiana, Dom Casmurro, para leitura efetiva e trabalhos de debate e análise de personagens em uma aula semanal destinado ao projeto. Após este trabalho de leitura, durante os três primeiros bimestres com a turma 2ª série B de uma escola estadual da cidade de Emas-Paraíba, os estudantes realizaram um júri literário, a fim de sentenciarem o adultério (ou não) de Capitu em seu matrimônio com Bento Santiago, por meio da exposição, discussão e análise da obra lida e estudada em sala de aula. De fato, as aulas de leitura e preparação para a oficina foram muito participativas, o que sugeriu o envolvimento discente na proposta didática. A personagem Capitu foi considerada culpada, embora todas as argumentações tenham sido de muita valia para o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e da formação do leitor literário crítico e reflexivo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9203 10.3895/rl.v21n34.9203 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9203/6876 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de |
spellingShingle |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão |
author_sort |
Freitas, Maria da Conceição Macedo de |
title |
Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão |
title_short |
Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão |
title_full |
Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão |
title_fullStr |
Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão |
title_full_unstemmed |
Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão |
title_sort |
formação do leitor literário na escola: dom casmurro, machado de assis, em questão |
description |
Este trabalho intentou para a formação do leitor literário canônico na escola, acreditando, a priori, na leitura efetiva da obra e, a posteriori, no trabalho docente para o letramento literário. Para tanto, dispomos da obra machadiana, Dom Casmurro, para leitura efetiva e trabalhos de debate e análise de personagens em uma aula semanal destinado ao projeto. Após este trabalho de leitura, durante os três primeiros bimestres com a turma 2ª série B de uma escola estadual da cidade de Emas-Paraíba, os estudantes realizaram um júri literário, a fim de sentenciarem o adultério (ou não) de Capitu em seu matrimônio com Bento Santiago, por meio da exposição, discussão e análise da obra lida e estudada em sala de aula. De fato, as aulas de leitura e preparação para a oficina foram muito participativas, o que sugeriu o envolvimento discente na proposta didática. A personagem Capitu foi considerada culpada, embora todas as argumentações tenham sido de muita valia para o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e da formação do leitor literário crítico e reflexivo. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9203 |
_version_ |
1805449446935232512 |
score |
10,814766 |